AOS 128 ANOS, HOMEM MAIS VELHO DO MUNDO É OPERADO EM BAURU.

12/07/2016 - 07:35

José Aguinelo dos Santos completou 128 anos, na última quinta, comemorando mais um grande feito que desafia a ciência. Depois de fraturar o fêmur, ele foi submetido a cirurgia no Hospital de Base de Bauru e, dois dias depois, já estava de volta à rotina da Vila Vicentina, onde mora há 43 anos.

 
A rápida recuperação surpreendeu até mesmo a equipe da unidade hospitalar, que realizou o procedimento no paciente mais idoso de toda sua história. “Havia uma preocupação por conta da idade avançada, mas tínhamos um plano B caso a cirurgia não desse certo. Felizmente, devido à ótima saúde do José, os resultados superaram todas as expectativas”, comenta o cirurgião ortopedista Sérgio Eiti Carbone de Paula.
 
Filho de escravos e quilombola nascido dois meses depois da abolição da escravatura, José sempre demonstrou impressionante vitalidade, mesmo sendo um fumante inveterado. A necessidade de remédios e de ajuda para caminhar se tornaram novidades na sua rotina desde o dia 24 de junho, quando fraturou o fêmur da perna direita. 
 
Gerente administrativa da Vila Vicentina, Renata Mancini conta que a lesão ocorreu inesperadamente, enquanto o abrigado caminhava para sair do quarto. “Ele não bateu em nenhum lugar, não caiu, não se desequilibrou ou fez um movimento brusco. Quando sentiu a dor, se agachou e já sentou no chão”, relembra. Levado às pressas para o Pronto-Socorro Central, José foi internado no HB e, quatro dias depois, submetido à cirurgia. 
 
O médico ressalta que o procedimento, que representava certo risco, era imprescindível para continuar garantindo qualidade de vida ao centenário. “Como a fratura foi próxima ao quadril, ele não conseguiria nem sentar mais. Seria ruim deixá-lo o resto da vida na cama”, observa Sérgio de Paula, salientando que a lesão ocorreu, possivelmente, devido à fraqueza óssea própria da elevada idade do paciente.
 
Recuperação
 
Em cerca de 40 minutos de operação, parafusos foram fixados no fêmur de José, o corte de cerca de seis centímetros feito na perna foi suturado e ele ficou em observação. No mesmo dia, o idoso já estava se alimentando normalmente.
 
“Ele saiu da cirurgia com os parâmetros ótimos, sem muita alteração de pressão arterial ou frequência cardíaca. Dois dias depois, recebeu alta já em condições de andar com ajuda de alguém ou de um andador. Ele se saiu melhor que muito idoso bem mais jovem do que ele”, acrescenta o ortopedista Sérgio de Paula. 
 
Hoje, José já consegue sair de seu quarto na Vila Vicentina para tomar banho de sol. Segundo Renata Mancini, após a cirurgia, o abrigado não quis mais saber de fumar, o que é uma excelente notícia. “Ele nunca foi muito de falar, mas não está reclamando de nada. Está sem dor alguma”, comemora. 
 
Nos próximos dias, José deverá retornar ao HB para retirar os pontos e ter a consolidação óssea do fêmur periodicamente avaliada. A expectativa da equipe médica do hospital e dos cuidadores da Vila Vicentina é de que, em breve, ele retome a vida normal, para seguir contando novos anos de sua incrível história. 
 
Recorde mundial?
 
José Aguinelo dos Santos possui registro com idade presumida, obtido apenas em 2001 pela Vila Vicentina com base em documentos encontrados com a ajuda da Justiça, já que ele perdeu contato com a família, nunca se casou ou teve filhos. Na sua certidão de nascimento, lavrada no Cartório de Bauru, está escrito que o idoso nasceu em Juazeiro, na Bahia, em 7 de julho de 1888.  Já em seu registro de identidade, consta que ele é natural de Pedra Branca, no Ceará. A diretoria da Vila Vicentina acredita que a única forma de comprovar a idade de José seja por meio de teste de datação por carbono 14, com custo estimado de R$ 50 mil, o que ultrapassa as condições financeiras da entidade.
 
Em 2014, após matéria publicada pelo JC, o jornal britânico The Telegraph divulgou a história do morador de Bauru, ressaltando a possibilidade de ele ser a pessoa mais velha do mundo ainda viva. Oficialmente, segundo o Guinness World Records, o livro dos recordes, a italiana Emma Morano, 116 anos, é a pessoa mais velha do mundo. O homem mais longevo, ainda segundo o Guinness, é o sobrevivente do Holocausto Yisrael Kristal, 112 anos, nascido na atual Polônia em 15 de setembro de 1903. Em janeiro deste ano, uma postagem feita por um funcionário do INSS no Facebook tornou pública a história do ex-seringueiro José Coelho de Souza, 132 anos, que vive em um pequeno povoado em plena Floresta Amazônica, no Acre. Em sua certidão de nascimento, consta que ele nasceu em 10 de março de 1884. 
 
JCNET

Clique aqui para ver outras notícias!