BEBÊ EM BAURU, FILHO DE MÃE COM ZIKA VÍRUS, É AVALIADO SE TEM MICROCEFALIA.

12/04/2016 - 10:15

Foi divulgado nessa segunda-feira (11) o segundo caso autóctone de zika vírus em Bauru. Trata-se de uma mulher, que teve os sintomas na 27.ª semana de gestação, em fevereiro. Ela é moradora do Bairro Pousada da Esperança, o mesmo onde foi registrado o primeiro caso de zika, no final de janeiro. A paciente, cujo nome e idade não foram revelados, apresentou coceira (prurido), vermelhidão na pele e dor de cabeça.

 
Coincidentemente, ela deu à luz também ontem pela manhã, na Maternidade Santa Isabel, hospital de referência para partos na região de Bauru. O bebê, um menino, nasceu, a princípio, com boa saúde, mas, por conta da infecção da mãe pelo zika na gravidez, o recém-nascido foi submetido a exames para saber se houve alguma complicação. “O fato da mãe ter tido zika já na 27.ª semana de gestação reduz a possibilidade de sequelas. Contudo o bebê está em observação, com o acompanhamento de um neuropediatra”, detalha o secretário municipal de Saúde, Fernando Monti.
 
Ainda de acordo com o titular da Saúde, a criança nasceu com perímetro cefálico dentro da normalidade, mas “no limite” mínimo para microcefalia – segundo o Ministério da Saúde, a medida-padrão mínima é de 32 centímetros. “O bebê está no limite inferior, mas ainda dentro do que é considerado o padrão normal. Não é possível falar em anormalidade neste caso, mesmo assim todos os exames estão sendo realizados para saber se houve algum problema”, enfatiza. A prefeitura garantiu que mãe e bebê terão acompanhamento da Secretaria de Saúde, o que já foi feito ao longo da gravidez.
 
A reportagem entrou em contato com a família do recém-nascido, que preferiu não gravar entrevista. Uma das familiares confirmou o bom estado de saúde do bebê e da mãe. Ela complementou que todos aguardam com expectativa o resultado dos exames, confiantes de que nenhum problema será constatado.
 
JcNet
 

Clique aqui para ver outras notícias!