"LAÇO AZUL": O QUE É CÂNCER DE PRÓSTATA?

09/11/2017 - 10:58

Nessa primeira matéria do “Laço Azul” vamos retratar o câncer de próstata começando a explicar a importância de saber o que é a próstata em si e os cuidados que os homens devem ter para que descubra um diagnóstico precoce.
 
A próstata é uma glândula do tamanho de uma noz que somente os homens têm. Ela contém pequenas glândulas especializadas que produzem parte do líquido seminal ou sêmen que protege e nutre os espermatozoides para que eles possam ter mais chances de serem fecundados no útero da mulher.
 
Hormônios masculinos fazem com que a próstata se desenvolve no feto e vai crescendo conforme o menino se torna adulto. Se os hormônios forem baixos, a glândula não atingirá as dimensões totais. Em homens mais velhos, a parte da glândula em torno da uretra cresce continuamente e causa hiperplasia prostática benigna provocando dificuldades no momento da urinação. O homem tem duas opções para diagnosticar o câncer de próstata precocemente: o toque letal e a realização do exame de PSA.
 
De acordo com o urologista doutor Renato Prado Costa, antecedentes familiares assume grande importância do possível câncer de próstata no homem. “Se ele tem ancestrais diretos (pai, tio, avó) que tenha tido um deles câncer de próstata, ele tem duas vezes mais chances que um indivíduo que não tem esse histórico familiar. Se ele tem dois parentes diretos, quatro vezes. Se ele tiver três parentes diretos, dezesseis vezes. Portanto, esse indivíduo faz parte de um grupo de risco e se ele for da raça negra pura também tem maior chance de ter câncer”, explica.
 
Para pesquisar câncer de próstata em homens assintomáticos e para o primeiro exame do paciente que apresentam sintomas que podem ser causados pela doença, usa-se o antígeno prostático específico (PSA). A maioria dos homens sem câncer de próstata tem níveis de PSA inferiores a 4 nanogramas por milímetro de sangue e a chance do homem desenvolver a doença aumenta proporcionalmente com o aumento do nível do PSA.
 
“Por exemplo, se um indivíduo de 40 anos pode ter um PSA em torno de 2. Um indivíduo de 60 anos pode ter PSA de 4  um indivíduo de 80 anos pode ter um PSA de 7. Nós temos que considerar a idade e o tamanho da próstata para termos valores de normalidade”, orienta o urologista. 
 
Texto: Bárbara Milani.
 

Clique aqui para ver outras notícias!