PÍLULA DO CÂNCER SERÁ TESTADA NO HOSPITAL AMARAL CARVALHO.

16/03/2016 - 10:43

 O Hospital Amaral Carvalho (HAC), de Jaú, participará das pesquisas para comprovação da segurança e eficácia da fosfoetanolamina sintética, também conhecida como a pílula contra o câncer. O estudo será liderado pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) e contará com a participação de outros dois centros – A.C. Camargo Cancer Center e Hospital de Câncer de Barretos. 

O composto é sintetizado desde o fim da década de 1980 no Instituto de Química de São Carlos (IQSC), da Universidade de São Paulo (USP), e era doado aos pacientes com a doença que estavam interessados no medicamento até 2014.
A assessoria de comunicação do HAC confirmou que será um dos centros de testes, no entanto, também informa que não recebeu nenhuma informação com detalhes sobre a pesquisa, como datas e protocolos, até o momento. 
A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, contudo, divulgou que o estudo prevê uma primeira fase, em que serão avaliados dez pacientes para determinar a segurança da dose que vem sendo utilizada na comunidade. O Icesp, por meio da assessoria de imprensa, também informa que a amostra será obtida em sorteio. O site que cadastraria os interessados ainda está em fase de desenvolvimento e, a princípio, contemplaria pessoas de várias cidades e Estados, sendo aberto ao público. 
No portal, haverá os critérios de adesão e exclusão para escolha dos pacientes. Caso a substância não apresente nenhum problema em relação a sua segurança, os testes avançarão para a segunda fase, em que estão previstas a inclusão de mais 21 pacientes para cada um dos dez tipos de tumor avaliados (veja quadro). 
Se o composto continuar progredindo no processo de pesquisa haverá a inclusão de novos pacientes até atingir o máximo total de 1 mil pessoas, ou seja, cem para cada tipo de câncer. Após o encerramento do processo, começa o procedimento de negociação para liberação da patente e a busca pela indústria farmacêutica que fará a produção em larga escala. 
 
Sem cadastro
 
Nas redes sociais há a divulgação de um possível cadastro de pessoas para participar do processo. O pesquisador, doutor em biotecnologia, professor universitário e um dos detentores da patente da fosfoetanolamina sintética, Marcos Vinícius de Almeida, explica que essas ações são falsas e que o estudo é feito de forma randomizada - os pacientes serão sorteados pelo grupo liderado pelo Icesp. 
Ele salienta que os estudos sobre a substância iniciaram no HAC antes mesmo da repercussão que ocorreu no ano passado e, por isso, é interessante que sejam finalizadas na instituição. 
 
Comércio do Jahu

Clique aqui para ver outras notícias!