POLÍCIA TENTA ENTENDER O QUE LEVOU ADOLESCENTE A MATAR IRMÃO DE 9 ANOS

27/06/2016 - 10:38

Em meio à comoção e incredulidade, o menino de 9 anos assassinado enquanto dormia na madrugada do último sábado (25) foi velado e sepultado na manhã desse domingo (26), em Lins. Seu irmão, de 14 anos, que confessou ter estrangulado o garoto, teve a apreensão confirmada pela Justiça neste domingo e já foi transferido para uma cela especial na Cadeia Pública de Barra Bonita.

 
A Polícia Civil, no entanto, ainda está longe de qualquer conclusão e busca desvendar, entre outros elementos, as motivações para o crime e o grau de envolvimento de um primo de 15 anos que teria presenciado a cena.
 
O adolescente admite que foi convidado a participar do assassinato, tendo sido procurado pelo irmão da vítima, na mesma madrugada em que a criança foi estrangulada.
 
O primo, contudo, nega ter acompanhado o suposto autor do crime até sua casa, onde vivia com a mãe, com o irmão morto e outra irmã de 8 anos. Por outro lado, o delegado seccional de Lins, Wellington Martinez Hernandes, afirma que testemunhas viram o adolescente deixar o local do assassinato durante a madrugada, horas antes de o corpo do menino ter sido encontrado, na manhã do último sábado (25).
 
O irmão que confessou a responsabilidade pelo crime também garante que o primo assistiu ao estrangulamento da criança. Hernandes diz que o primo, também custodiado pela Justiça em Barra Bonita, já se encontrava em liberdade assistida, com passagem policial anterior por agressão.
 
Atualmente, o jovem passava as noites na casa de uma tia, próxima à residência da vítima, no bairro São João, mas já chegou a dormir em um cemitério. É possível que o jovem (o primo) tenha envolvimento com drogas, segundo o delegado seccional, que concedeu entrevista coletiva ontem sobre o caso. “Já o irmão que confessou o assassinato não teria nenhuma relação com drogas. Ele diz isso e a família confirma”, complementa Hernandes.
 
Controverso
 
Em seu depoimento à Polícia Civil, o primo, que figura como investigado no inquérito, relatou que o irmão da vítima queria matá-la em função de um aparelho celular. “Disse que o menino de 9 anos havia trocado o telefone do irmão por uma bicicleta”.
 
O adolescente que assume ter cometido o crime, no entanto, negou a versão e, conforme o JC publicou nesse domingo (26), alega ter agido motivado por vozes que o ordenavam a matar barbaramente seu irmão mais novo.
 
Diagnóstico
 
À polícia, a mãe confirmou que seu filho mais velho já havia relatado a ela a ocorrência dessas vozes e até a visão de vultos.
 
“A família chegou a buscar ajuda espiritual, entendendo que isso pudesse resolver o problema. Há a necessidade premente de avaliações psiquiátrica e psicológica para sabermos se ele tinha consciência sobre o ato”, conta o seccional.
 
Os nomes de nenhum dos envolvidos está sendo divulgado em respeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
 
Dor e fé
 
Um bom menino, querido por amigos e pela comunidade em que vivia. Assim descreviam os amigos e vizinhos da família do garoto de 9 anos durante seu velório, que aconteceu em uma pequena igreja evangélica de Lins até as 10h da manhã desse domingo (26), quando o corpo foi sepultado.
 
Parentes da criança não quiseram conversar com a reportagem e pediram para que a equipe do Jornal da Cidade não acompanhasse o cortejo fúnebre até o Cemitério da Saudade, no Jardim Alvorada, onde foi enterrado. A solicitação foi respeitada.
 
No velório, predominava a consternação. Nos minutos finais, uma oração e um cântico religioso levaram aos prantos os familiares mais próximos do menino. Sua mãe precisou ser amparada para deixar a igreja.
 
Jcnet

Clique aqui para ver outras notícias!