130 anos da Estância Turística de Barra Bonita

19/03/2013 - 11:05

A dupla sensação do momento encerra a programação musical dos 130 anos da Estância Turística de Barra Bonita. O show começa hoje às 22h30. A estimativa dos organizadores é de que 45 mil pessoas passaram pela Praça do Teleférico, nos três primeiros dias de comemorações. Já se apresentaram Inimigos da HP, Zé Henrique Gabriel e a dupla Ricardo e João Fernando.

Na primeira noite, no sábado, um morador de Dois Córregos aproveitou a oportunidade para colocar em prática um plano inusitado. No palco, na presença de milhares de pessoas, Adriano Lopes pediu a namorada, Mariele Luz, que é de Barra Bonita, em casamento. Ela aprovou a iniciativa e aceitou.

“A festa dos 130 anos já é um sucesso. Não tenho dúvidas de que Barra Bonita vai voltar a ser referência no turismo e também um polo de produtor de entretenimento”, destacou o prefeito Guilherme Belarmino. Na primeira noite, os organizadores estimaram que mais de 20 mil pessoas passaram pela Praça do Teleférico. A apresentação da banda Inimigos da HP foi o primeiro dos quatro shows programados até amanhã.

No domingo, o show foi a dupla Zé Henrique e Gabriel e ontem foi a vez de Ricardo e João Fernando.

A história de Barra Bonita começou em 1883, quando José de Salles Leme, o “Nhonhô Salles” e o Major Baptista Pompeu, vieram atraídos pela riqueza do solo e abundância de água. Anos depois, Barra Bonita conseguia um poderoso aliado político, Campos Salles, presidente da República, que comprou duas fazendas, onde vinha passar seus momentos de folga.

Conforme histórico divulgado pela Câmara do Município, a região já era conhecida dos bandeirantes, que a alcançavam pelo rio Tietê em busca de riquezas e apresamento de índios.

Mas Barra Bonita, nome do córrego que desemboca no rio Tietê, surgiu muitos anos depois, em 1883 ou 1886, quando o coronel “Nhonhô de Salles” conduziu ao futuro povoado imigrantes italianos e espanhóis que se fixaram onde deram início à derrubada de matas para o cultivo de café e criação de gado. Salles Leme, unido com o Major Baptista Pompeu, estabeleceram-se com casa comercial, na confluência das ruas 1º de Março e Salvador de Toledo.

Aos fundadores juntaram-se Salvador de Toledo Piza, Ezequiel Otero e outros desbravadores, que muito contribuíram para o desenvolvimento do povoado.

Deve Barra Bonita a Manoel Ferraz de Campos Salles, ex-presidente da República, a ponte sobre o rio Tietê, inaugurada em 5 de março de 1915, que ligava as duas partes da cidade.

Entretanto, a maior parte do comércio do povoado ainda em sua forma primitiva, era feita apenas com a Vila de Jaú, sendo o transporte, principalmente de telhas, feito por elevado número de carroças e carros de boi, calculados em mais de 150, em tráfego contínuo.

Barra Bonita tem o seu nome conhecido por todo o país, principalmente por sua Usina de Açúcar e Álcool e pelo seu turismo, que é bastante difundido, além de suas indústrias exportadoras (óleos essenciais e produtos eletrônicos).

 

Clique aqui para ver outras notícias!