64 CARGOS COMISSIONADOS SÃO SUSPENSOS EM MARÍLIA

25/10/2017 - 10:29

O Ministério Público obteve na última segunda-feira (23) liminar suspendendo 64 cargos em comissão no âmbito da administração municipal de Marília. A decisão foi tomada nos autos de Ação Direta de Inconstitucionalidade ajuizada pelo Procurador-Geral de Justiça de São Paulo, Gianpaolo Smanio, que alegou violação ao disposto nas Constituições Federal e Paulista.

Para o PGJ, os cargos correspondem a funções técnicas, burocráticas, operacionais e profissionais, devendo assim ser ocupados por servidores públicos efetivos, aprovados em concurso público.
 
Nos autos, ele cita que as atribuições dos cargos suspensos não exigem absoluta fidelidade à orientação política do superior hierárquico e nem revelam níveis de assessoramento, chefia e direção, condições impostas pela lei como requisitos para o preenchimento de cargos comissionados.
 
Ainda segundo o PGJ, a descrição vaga, imprecisa, ampla e indeterminada das respectivas atribuições demonstra a abusividade de sua criação, enquanto o número de cargos de provimento em comissão viola os princípios da razoabilidade e da proporcionalidade.
 
O juiz Antonio Celso Aguilar Cortez reconheceu que os cargos em questão revelam indícios de violação aos artigos 111 e 115, II e V, da Constituição Estadual.
 
Para o magistrado, há ainda "o perigo de dano, considerando-se que a manutenção da eficácia do comando normativo poderá dar ensejo a novas nomeações de servidores comissionados e, consequentemente, acarretar prejuízo ao erário municipal".
 
Em nota, a Prefeitura de Marília informou que não foi notificada do teor da decisão e que, portanto, não irá se manifestar.
 
JCNET.

Clique aqui para ver outras notícias!