Adolescente de 12 anos usa Lego para criar impressora braile

19/02/2014 - 13:31

 Um garoto de apenas 12 anos está mostrando ao mundo que não existe idade certa para serem iniciados os estudos sobre tecnologia. Shubham Banerjee vive em santa clara, nos estados unidos e acabou de criar uma impressora braile com peças de lego, sendo que ela possui funcionalidades completamente aplicáveis à realidade. 

Shubham gastou 350 dólares, menos de 20% do que seria gasto por uma impressora comum, que gira em torno dos 2 mil dólares.

Além das peças de LEGO, também há algumas outras adicionais, como é o caso do rolo de papel de calculadoras.

Com os braços robóticos, a impressora é capaz de mover os módulos responsáveis pela perfuração do papel, podendo criar cartas completas em menos de 10 segundos.

Banerjee acredita que seu projeto pode ajudar pessoas a criarem suas próprias impressoras Braile, principalmente em países que estão em desenvolvimento e que precisam de soluções mais baratas do que as disponíveis no mercado atualmente.

Ele afirma também que, como as peças são muito simples, a manutenção dos equipamentos deve ser muito mais barata do que a de qualquer outra impressora.

Vale dizer que ele criou o projeto para apresentá-lo em uma feira de ciências de sua escola, mas percebeu que suas experiências poderiam ser compartilhadas e levadas adiante para ajudar as pessoas.

Segundo o GigaOm, ele agora planeja disponibilizar o código de programação necessário para fazer com que qualquer pessoa consiga alterar o software para melhorá-lo de acordo com suas necessidades.

Clique aqui para ver outras notícias!