AMIGOS E FAMÍLIA: O MELHOR TRATAMENTO CONTRA O CÂNCER

23/10/2018 - 12:10

Como é bom estar acompanhado de pessoas que amamos, não é mesmo? Poder compartilhar seus sentimentos e conquistas com alguém é a melhor coisa do mundo, seja em bons momentos ou naqueles não tão bons, em que precisamos de força das pessoas que nos apoiam.
 
Como nem tudo são flores na vida, estar acompanhado de entes queridos nos momentos difíceis acaba sendo um tratamento essencial para nosso espírito e mente, e mesmo sendo uma pessoa alto astral, podemos acabar sendo afetados por dias ou momentos ruins.
 
Uma doença pode virar nossas vidas de cabeça para baixo, e também daqueles que estão perto da gente, mas é nesse momento que precisamos de todo o apoio, pois é muito mais fácil passar por essa “turbulência” estando acompanhados, tudo na vida fica melhor quando compartilhamos com alguém.
 
Pensando no lado de quem tem uma pessoa especial passando por esse momento difícil, ela também acaba levando um choque e tendo a vida transformada em um pesadelo.
 
Mesmo assim é muito importante apoiar quem está sendo o protagonista desse momento ruim. Se já é pesado para a gente que está vivenciando esse processo do lado de fora, imagina para quem está doente.
 
Mulheres com câncer de mama
 
Para uma mulher, receber o diagnóstico de câncer de mama é terrível. Isso mexe com tudo. Além do medo de morrer há também as questões da autoestima como perder a mama e os cabelos.
 
Isso acontece porque crescemos desse jeito, tudo que aprendemos sobre nós está ligado à nossa imagem. Imagina o que uma notícia como esta pode causar na cabeça de uma mulher que, além de saber que sua vida está em risco, a sua imagem também está ameaçada?
 
Apoio
 
Muitas mulheres diagnosticadas com câncer de mama relatam que amigos e até mesmo familiares se afastam. Uma situação muito triste. Sem falar daquelas pacientes que se isolam e deixam de contar com pessoas que podem ajudá-la a passar por esse momento tão difícil.
 
A descoberta do câncer pode ser devastadora na vida de uma mulher e de quem a rodeia. É comum as pessoas do seu convívio se sentirem ansiosos, irritados, deprimidos e oprimidos. É importante enfrentar os sentimentos e seguir em frente para poder dar força para a paciente.
 
Manter uma comunicação aberta e honesta é a melhor opção para essa situação. É melhor perguntar se a pessoa está precisando de ajuda do que assumir que ela, de fato, precise.
 
Cuide-se antes de cuidar de alguém
 
Outro fator de extrema importância é nunca deixar de cuidar-se para cuidar da pessoa querida que está com câncer. Estar bem é necessário para passar esse bem-estar para quem está precisando.
 
Mesmo gastando muito tempo em prol do paciente, guarde um pouco da sua energia para você. Se sentir-se exausto e esgotado emocionalmente, acredite que você não está sendo útil para a outra pessoa.
 
É importante identificar isso e, acredite, dar um passo para trás pode ajudar. Não deixe de comer, dormir, fazer exercícios, divertir-se e manter a sua energia satisfatória. Dessa forma você será mais útil para continuar apoiando quem precisa.
 
Texto: Tatiane Dias.
 

Clique aqui para ver outras notícias!