Aprenda a recuperar seus calçados em casa; veja como

04/12/2012 - 08:54

Cheque a sua sapateira e retire de lá todos os scarpins, sandálias, botas e afins que precisam de um retoque. Você pode fazer os reparos em casa mesmo, usando algumas técnicas simples e a criatividade. Veja.

Mude a cor

Quem já cansou do scarpin pretinho básico, pode mudar a tonalidade para um vermelho, por exemplo, usando uma tinta para couro - que serve para pintar couro natural e sintético. Proteja o interior do calçado para não manchar. “Como o preto é a cor de fundo, passe uma tinta branca ou bege, assim o tom de vermelho fica mais forte”, ensina Juliana Porto, professora de moda da escola Sigbol, em São Paulo.

Se o seu sapato for claro, pinte-o usando graxa em cor escura. “Lustre muito bem para que sua roupa também não ganhe efeitos indesejáveis da cor do sapato”, comenta a consultora de moda Paulette Renault. Aliás, a graxa também é ótima para deixar o calçado brilhante e esconder até pequenos arranhões.

Découpage em calçados

A técnica de artesanato découpage, que consiste em revestir com gravuras superfícies como madeira e vidro, também pode ser executada em seus sapatos. Escolha uma imagem de guardanapo de papel ou de tecido, recorte-a e aplique-a no calçado, usando cola para découpage. “Seja para mudar a cor ou aplicar as imagens, espere 72 horas para secar e depois passe o verniz para couro, assim ele ganha um brilho especial”, explica Juliana Porto.

Cortar o salto, sim ou não?

Não! Procure comprar a peça do jeito que você quer.  “Quando uma forma de sapato é desenvolvida, é levada em conta a inclinação para suportar o peso. Ao alterar o salto, pode-se comprometer diretamente a saúde da sua coluna”, alerta Paulette Renault.

Aplique tiras

Deixe o sapato com um novo visual colocando algumas tiras de tecido, mas não mexa naquelas que já vieram com a peça. “Você também pode sobrepor uma tira que não seja de sustentação ou apoio do pé, apenas para efeito estético”, indica Paulette.

Ajuste o sapato

Pipocam na internet vídeos que ensinam a alargar o sapato colocando-o no congelador com uma bolsa de água. O problema é que só os sapatos de couro possuem a elasticidade para serem ajustados e, mesmo assim, segundo as especialistas, o melhor é levar no sapateiro. “Ele possui uma forma especial que alarga o calçado, sem comprometer o brilho e o acabamento da peça”, comenta Paulette Renault.

Clique aqui para ver outras notícias!