AUTORIDADES DISCUTEM SOLUÇÕES PARA A BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO JAÚ

21/03/2022 - 14:30

Nesta terça-feira (22),  Dia Mundial da Água, o plenário da Câmara Municipal recebe o   “I Fórum Jauense das Águas – Soluções para a Bacia Hidrográfica do Rio Jaú”.   

 

Pela manhã das 9h às 12h,   autoridades em hidrologia irão apresentar  um panorama sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Jaú, e propostas técnicas para evitar novas enchentes. Já no período da tarde, das 14 às 17 horas, o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Tietê-Jacaré, Prof. Dr. Jozrael Henriques Rezende, mediará uma mesa-redonda, que pretende discutir iniciativas para o rio a curto, médio e longo prazo.

A iniciativa tem como grande objetivo abordar a situação da Bacia Hidrográfica do Rio Jahu e faz parte de um conjunto de ações estruturantes em desenvolvimento por autoridades municipais para reagir a futuras inundações no rio que corta o município.

No dia 30 de janeiro de 2022, Jaú sofreu a maior enchente dos últimos 70 anos, que afetou famílias  e até mesmo áreas que nunca haviam sido inundadas, fazendo com que a Prefeitura decretasse estado de emergência. De acordo com a Defesa Civil do Município, cerca de 500 casas foram atingidas, deixando boa parte das famílias desabrigada ou desalojada. E o pior: houve uma morte e um homem segue desaparecido. De acordo com dados compilados por especialistas da Fatec Jahu, a estimativa é a de que em quatro dias (27, 28, 29 e 30/01) tenha chovido 334 milímetros. Para efeito de comparação, na última grande inundação, ocorrida em 2011, foram registrados 210 milímetros no período de quatro dias.

 

 

 

Clique aqui para ver outras notícias!