BANCO DE LEITE DA SANTA CASA FAZ CAMPANHA PARA DOAÇÃO

06/06/2016 - 10:16

 O ato de amamentar é um momento de criar laços com o filho, oferecendo carinho e dar a ele os nutrientes necessários ao fortalecimento no início da vida. É cada vez mais difundida a importância do aleitamento materno nos primeiros meses após o nascimento da criança; sabendo disso, algumas mães, num gesto de amor ao próximo, optam por compartilhar parte de seu leite com mulheres, que por algum motivo não conseguem amamentar ou para atender recém-nascidos com graves problemas de saúde internados em Unidades de Terapias Intensivas. Para armazenar o leite das doadoras existem os Bancos de Leite. A Santa Casa de Jahu se orgulha em manter em funcionamento seu Banco de Leite com excelência nos serviços prestados. Nesta semana, em que se comemora o Dia Mundial de Doação de Leite Humano, uma campanha que incentiva a doação está sendo divulgada pelo Banco de Leite da Santa Casa.

Atualmente o Banco de Leite da Santa Casa conta com 21 doadoras e seu estoque atende diariamente os 11 leitos da UTI Neonatal. É preciso que mais mães adotem este gesto de carinho e o Banco de Leite da Santa Casa incentiva esta prática. O Banco de Leite registra uma média mensal de 5 litros no estoque, considerada muito baixa. Um folheto está sendo entregue na Maternidade da Santa Casa com todas as orientações para quem quer se tornar doadora. “Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Basta estar saudável e não estar tomando medicamento que interfira na amamentação”, traz a mensagem do folheto. Orientações de armazenamento do leite, higiene pessoal, local adequado para retirar o leite, técnicas de retirada do leite das mamas são algumas dicas passadas.
O Banco de Leite da Santa Casa de Jahu recebeu certificação de excelência do Programa Ibero Americano da Fundação Osvaldo Cruz e todo o leite coletado passa por um rigoroso processo de controle de qualidade, análise e pasteurização antes de ser ofertado a uma criança. Mirian Roberta Zuliani, nutricionista e Rogéria Priscila da Silva Miguel, técnica de enfermagem compõem a equipe do Banco de Leite da Santa Casa, que para maior comodidade faz a coleta na casa das mães, mediante agendamento. “O leite materno é importante para todos os bebês, principalmente para os que estão internados e não podem ser amamentados pela própria mãe”, ressaltam as profissionais do Banco de Leite.
Seja doadora de leite materno e faça a diferença na vida de muitas crianças. Procure o Banco de Leite da Santa Casa. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 14 – 3602 3368.
 
Santa Casa

Clique aqui para ver outras notícias!