BOTUCATUENSE ASSUME COMANDO DA ESQUADRILHA DA FUMAÇA

23/12/2015 - 10:21

 O tenente-coronel Onoda Luiz Caldas, 39 anos, natural de Botucatu, é o novo comandante da prestigiada Esquadrilha da Fumaça. A passagem de liderança foi realizada em pleno voo, na última sexta-feira (18), na Academia da Força Aérea, em Pirassununga. As seis aeronaves A-29 Super Tucano decolaram guiadas pelo avião #01 em dorso, comandado pelo coronel Marcelo Gobett. Logo, o líder cedeu seu lugar na formação para a aeronave pilotada pelo tenente-coronel líbero, que tomou a posição de liderança no grupo para guiar a dispersão e o pouso. No chão, o público acompanhou o momento pela fonia. Caldas é filho do atual vice-prefeito de Botucatu, Professor Caldas (Antonio Luiz Caldas Junior).

 
Presente ao evento, o ministro da Defesa brasileiro, Aldo Rebelo, destacou o papel institucional da Esquadrilha da Fumaça (Esquadrão de Demonstração Aérea - EDA) na divulgação do trabalho das Forças Armadas. “É uma maneira de projetar para a sociedade o que significa e o que há de melhor nas nossas Forças Armadas, que é exatamente a disciplina, a hierarquia, a capacidade, a perícia e que a Esquadrilha da Fumaça demonstra em larga escala. Temos isso nas Forças Armadas e muitas vezes essas qualidades ficam no anonimato”, afirmou Rebelo, que acompanhou a cerimônia ao lado do comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato.
 
Desde o retorno da Esquadrilha com o avião A-29 Super Tucano, em julho passado, foram realizadas 15 demonstrações aéreas pelo Brasil. Segundo o novo comandante, os próximos dois anos serão dedicados para sedimentar o trabalho desenvolvido durante a implantação e buscar desenvolver as potencialidades da aeronave. Para os fãs do EDA que aguardam para ver as acrobacias do grupo, o tenente-coronel Caldas mandou um recado: “Espero que possamos realizar demonstrações por todo o Brasil e o público que tanto aguardou possa rever a Fumaça”, afirma.
 
fonte/imagem JCNET

Clique aqui para ver outras notícias!