Brasil

22/08/2013 - 09:24

Dando continuidade ao julgamento do mensalão, o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou todos os recursos apreciados na sessão de ontem. 


Foram mantidas as penas do ex-deputado federal Carlos Rodrigues, conhecido como Bispo Rodrigues, da ex-presidente do banco que ajudou o esquema do mensalão, Kátia Rebello, do ex-vice presidente do banco, José Roberto Salgado, e do ex-vice presidente da instituição, Vinícius Samarane. 


Os recursos de Rebello, Salgado e Samarane foram rejeitados unanimemente. A corte voltará a se reunir hoje para avaliar embargos do publicitário Marcos Valério, do operador do esquema do mensalão, e de Delúbio Soares, ex-tesoureiro do PT. 


Os embargos declaratórios – tipo de recurso que está sendo avaliado – não podem reverter uma condenação. Eles servem apenas para sanar contradições ou omissões presentes no documento produzido pela corte, resumindo tudo aquilo que foi decidido durante o julgamento, incluindo o tempo de penas e os motivos que levaram à condenação. 


A decisão sobre o Bispo Rodrigues foi a única aprovada por maioria e não por unanimidade. A defesa de outros réus do mensalão, como o ex-ministro José Dirceu, acredita que o caso de Rodrigues poderia ter tido reflexo positivo para seus representados. 


Os ministros Ricardo Lewandowski, Dias Toffoli e Marco Aurélio Mello foram os únicos que acolheram os argumentos do ex-deputado, condenado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Ele recebeu pena de 6 anos e 3 meses de prisão e multa de cerca de R$ 700 mil. 

 

Clique aqui para ver outras notícias!