Campeonato Brasileiro chega ao fim

09/12/2013 - 10:03

 A temporada do futebol brasileiro chegou ao seu final ontem, quando foi realizada a última rodada do campeonato brasileiro de 2013.

 

Como o campeão já havia sido definido, o que entrou em jogo foi a disputa pelas duas últimas vagas na Libertadores 2014 e quais seriam os dois últimos times a serem rebaixados.

 

A primeira vaga para a Libertadores 2014 ficou com o Botafogo, que bateu o Criciúma por 3 a 0. Por ter terminado o brasileirão em 4º lugar, o Botafogo ainda pode perder sua vaga, caso a Ponte Preta vença d final da Sulamericana contra o Lanús.

 

A segunda vaga, dessa vez direta, ficou para o Atlético Paranaense, que fez a campanha mais surpreendente do campeonato, uma vez que o clube voltou a elite nesse ano.

 

O Furacão venceu o Vasco da Gama por 5 a 1. Além de garantir a vaga para o torneio sulamericano, o Atlético  colocou o Vasco na segunda divisão, 6 anos depois da sua última queda.

 

O ponto negativo do jogo foi a briga entre torcedores dos dois clubes. 4 pessoas foram hospitalizadas. Houve invasão de campo e coube ao zagueiro vascaíno Cris segurar um torcedor que tentou agredir o árbitro. A briga tomou proporções tão grandes que até um helicóptero da polícia militar pousou no campo para tentar conter a briga.

 

Quem também caiu foi o Fluminense, que mesmo batendo o Bahia de virada por 2 a 1, acabou sendo prejudicado pela vitória de 1 a 0 do Coritiba sobre o São Paulo. O Fluminense volta a série B após 15 anos.

 

O Santos encerrou sua participação no Brasileirão com uma vitória de 3 a 0 sobre o Goiás. A Portuguesa empatou em 0 a 0 com o Grêmio e conseguiu se manter na primeira divisão.

 

A já rebaixada Ponte Preta, mesmo com um time reserva, conseguiu segurar o 0 a 0 contra o Internacional. No sábado, o Corinthians que foi comandado pelo última vez pelo técnico Tite, perdu para o Náutico por 1 a 0.

 

Assim, o campeonato brasileiro de 2013 teve como campeão o Cruzeiro, com 78 pontos. Na seqüência vieram Grêmio com 65, Atlético Paranaense com 64 e Botafogo com 61 pontos.

 

Caíram para a série B Fluminense com 46 pontos, Vasco com 44, Ponte Preta com 37 e Náutico com 20. Subiram da série B – Palmeiras, Chapecoense, Sport e Figueirense. (M.B.R.)

 

Clique aqui para ver outras notícias!