Câncer de mama

01/11/2013 - 14:41


No mês de outubro aconteceu mais uma edição da Campanha Outubro Rosa. O evento teve o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

 

Nesse mês o Hospital Amaral Carvalho organizou um mutirão de mamografia, para mulheres acima de 40 anos e que não realizaram o exame em 2012.

 

De acordo com o mastologista Dr. Ailton Joioso da equipe de mastologia do Hospital Amaral Carvalho, há duas maneiras de se fazer prevenção do câncer de mama. Uma delas é a prevenção primária, que é tudo aquilo que você pode fazer para evitar o surgimento do tumor.

 

O médico fala sobre a prevenção secundária. Um conjunto de ações com o objetivo de fazer um diagnóstico precoce. O mastologista avalia que para fazer o diagnóstico precoce do câncer de mama o melhor exame de imagem atualmente ainda é a mamografia. Mas o Dr. Ailton faz um alerta: só através de uma consulta o mastologista poderá indicar com segurança qual o melhor exame a ser realizado. De acordo com o médico a Sociedade Brasileira de Mastologia preconiza que toda mulher, a partir de 18 anos procure um mastologista uma vez por ano. Normalmente as mulheres procuram por pequenos caroços na mama ao fazerem o autoexame. O mastologista dá algumas dicas sobre o que mais elas devem procurar.

Clique aqui para ver outras notícias!