CARRETA MULHERES DE PEITO JÁ ATENDE EM JAÚ

04/10/2017 - 10:40

A carreta móvel do Programa Mulheres de Peito iniciou ontem (03) os atendimentos em Jaú. Estacionada na Praça Dr. Luciano Pacheco de Almeida Prado Netto, a Praça do Museu, o serviço ficará disponível a mulheres de Jaú e região até o dia 11. No dia 12, feriado, não haverá expediente e, nos dias 13 e 14, será o retorno das pacientes cujos exames apresentarem alterações. 

De segunda a sexta-feira, haverá 50 atendimentos por dia e, aos sábados, 25 atendimentos. Durante a semana, as mamografias começam às 9h e, aos sábados, 8h. As senhas são distribuídas diariamente, antes do início dos exames, para aquele mesmo dia. 

Portanto, é preciso dirigir-se pela manhã para garantir o lugar.
 
As mulheres de 35 a 49 anos precisam, além do cartão SUS e documento de identidade, encaminhamento médico. A partir dos 50 anos, não é preciso pedido médico, apenas do cartão SUS e identificação. Mulheres que fizeram a mamografia há menos de um ano também não podem fazer novo exame.
 
“É importante que a mulher que pegar a senha compareça no horário do atendimento, pois está tirando espaço de outra que poderia participar. As mulheres, a partir dos 35 anos, devem realizar a mamografia anualmente. O câncer de mama é o que mais mata”, afirma a encarregada Kátia Cristina Nascimento. Ontem (03), já foram registradas faltas, ou seja, pessoas pegaram a senha pela manhã e não compareceram no horário previsto para o exame.
 
Alteração
 
“Já que temos oportunidade aqui na cidade, precisamos fazer. A prevenção é muito importante”, disse a professora aposentada Regina Conte, 67 anos, que fez o exame ontem. 
 
Kátia informa que nos dois últimos dias da carreta em Jaú, 13 e 14 de outubro, as mulheres cujos exames tiveram alteração serão convocadas a comparecer novamente para exames complementares. Caso haja necessidade, a equipe fará encaminhamento para a rede municipal de saúde, via secretaria.
 
A mamografia é um dos principais meios para detectar câncer de mama, doença cujo diagnóstico precoce aumenta a chance de cura. É o tipo mais comum entre o sexo feminino no Brasil e no mundo, depois do de pele não melanoma.
 
COMÉRCIO DO JAHU.

Clique aqui para ver outras notícias!