CEMITÉRIO DE BAURU ABRE ESPAÇO PARA DUZENTOS NOVOS TÚMULOS

15/04/2020 - 10:23

O Cemitério Municipal Jardim Redentor está recebendo obras para abrir aproximadamente novas 200 covas. O pedido seria do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 em Bauru. O assunto foi inicialmente exposto nos bastidores de coletiva de imprensa na prefeitura na última semana. As apurações da reportagem confirmam o fato, contudo, tanto o município quanto a Emdurb não quiseram se manifestar sobre o assunto.

O JC apurou que, após a estimativa inicial de que Bauru poderia vir a registrar mais de 400 mortes até o fim da epidemia, a decisão pela abertura das covas seguiu o protocolo da Organização Mundial da Saúde (OMS), que demanda diversas ações para o enfrentamento, incluindo esta. Postura semelhante também vem sendo adotada em diversos municípios do País. 
 
O Cemitério do Jardim Redentor está sendo preparado com corte de solo e movimentação de terra para serem construídas as aproximadamente 200 valas sociais, ou seja, para famílias que não tiverem condições financeiras de enterrar o ente.
 
Com drone, a reportagem sobrevoou o local nesta terça-feira (14) e é possível visualizar a área em que as novas covas ficarão. Uma grande vala foi feita de maneira profunda para, depois, os túmulos serem moldados. Cada um deles, de forma vertical, contará com quatro gavetas. 
 
As alterações no cemitério estariam sendo realizadas em uma parceria entre a prefeitura e a Emdurb e poderão ser utilizadas após o fim da epidemia.
 
PREVENTIVO
Todo o planejamento municipal é para que não se atinja essa quantidade de mortes, mas, caso a letalidade da doença aumente, a abertura de novas covas visa que os corpos tenham um local a serem enterrados, evitando a falta de jazigos, como aconteceu em outros países.
 
Vale lembrar que o isolamento social ainda é considerado por autoridades de saúde a forma mais eficaz de se conter a propagação do vírus.
 
Além das novas valas, há informações de que a Secretaria Municipal de Saúde destacou um caminhão-baú desativado que será transformado em uma câmara fria, para manter corpos antes do sepultamento, caso seja necessário.
 
PROCEDIMENTOS
De acordo com o documento do Ministério da Saúde sobre o "Manejo de corpos no contexto do novo coronavírus", publicado em março de 2020, os velórios e funerais de pacientes confirmados/suspeitos da Covid-19 não são recomendados devido à aglomeração de pessoas em ambientes fechados.
 
"Neste caso, o risco de transmissão também está associado ao contato entre familiares e amigos. A autópsia também não deve ser realizada e é desnecessária em caso de confirmação da Covid-19", diz o texto.
 
Ainda de acordo com o documento, recomenda-se que a comunicação do óbito seja realizada aos familiares, amigos e responsáveis, preferencialmente, por equipes da atenção psicossocial e/ou assistência social. "Sugere-se, ainda, que, a depender da estrutura existente, o reconhecimento do corpo possa ser por meio de fotografias, evitando contato ou exposição", afirma.
 
Fonte: JCNET.
Foto: Malavolta Jr/Drone JC.

 

Clique aqui para ver outras notícias!