CEMITÉRIO DE BOCAINA É ALVO DE GATOS E LADRÕES

27/10/2017 - 09:21

Moradores de Bocaina reclamam que o cemitério transformou-se em um depósito de gatos abandonados e palco de diversos furtos. A prefeitura informou que deu início a uma campanha para que a população registre os crimes e que já assinou um convênio com o Estado visando à castração de fêmeas de cães e gatos.

O despejo de gatos no interior do cemitério ocorre há anos, segundo o aposentado Antônio Guica de Souza Júnior. "Hoje, ali, existem mais de 70 animais. Já virou rotina as pessoas, quando querem se desfazer dos animais, levarem eles no cemitério. Lá eles criam e a quantidade vai sempre aumentando", afirma.
 
Na opinião do aposentado, a solução para esse problema passa pela conscientização da população. "É preciso que se faça uma campanha para conscientizar as pessoas para que não levem gatos para o cemitério. Ao invés de levar para lá, seria bom que cada morador adotasse um e levasse para casa", diz.
 
A Prefeitura de Bocaina informou que o abandono de animais no local ocorre há mais de dez anos e que já assinou um convênio com a Secretaria de Meio Ambiente do Estado para iniciar a castração de fêmeas de cães e gatos. Em 2010, em campanha semelhante, mais de 700 animais foram castrados na cidade.
 
"Nesse convênio, a prefeitura irá intermediar a contratação do profissional veterinário e este receberá por animal castrado, seguindo a tabela proposta pela secretaria. Serão contratados veterinários de Bocaina para a castração", conta. "O processo licitatório já está em andamento, aguardando parecer jurídico".
 
FURTOS
 
Além da superpopulação de gatos, o cemitério vem sofrendo com a presença de ladrões atrás de imagens, placas com nomes e argolas de túmulos feitos de materiais com valor comercial. "Além do prejuízo pelo material levado, túmulos ficam sem identificação, causando confusão entre os parentes", revela Guica.
 
"Dificuldade maior encontram aquelas pessoas que residem fora e demoram anos para visitar seus entes queridos e, quando vêm, não conseguem achá-los por falta de identificação". A Prefeitura de Bocaina informou que está orientando os moradores para que registrem boletim de ocorrência em caso de furto.
 
Segundo a polícia, os últimos dois boletins de ocorrência sobre furtos no cemitério foram registrados há cerca de três meses. Estes casos, assim como os demais registrados ao longo deste ano, seguem sob investigação.
 
JCNET.

Clique aqui para ver outras notícias!