Corte de cigarros provoca ‘rebelião’ em hospital de Jaú

25/02/2014 - 09:45

 Ontem de manhã, sete homens internados no setor de dependência química do Hospital Thereza Perlatti, em Jaú (47 quilômetros de Bauru), se rebelaram contra decisão da diretoria que limitou quantidade de cigarros a que eles têm direito. Além de queimarem colchões, eles destruíram camas, portas e vidros de dois quartos. Um dos envolvidos no tumulto estava com a prisão preventiva decretada pela Comarca de Duartina e acabou preso.

A rebelião começou por volta das 7h15. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, o setor onde ocorreu o tumulto abriga, em média, 46 pacientes do sexo masculino, a maioria internada compulsoriamente por ordem da Justiça. “São pacientes que já estão aqui além do prazo preconizado pelo nosso projeto terapêutico, que é em torno de 30 dias”, diz.

Desde ontem, por decisão da diretoria da unidade, o número de cigarros que os pacientes podem receber diariamente dos familiares foi reduzido de dez para cinco. “Alguns pacientes, revoltados com essas normas da instituição, atearam fogo nos colchões e dois quartos foram totalmente danificados. Mas não houve nenhum ferido”, explica a assessoria.

De acordo com o hospital, sete pacientes participaram da rebelião. As chamas atingiram os quartos 502 e 503 e foram controladas pelos próprios funcionários do hospital. Equipes do Corpo de Bombeiros também foram acionadas para apoiar a ocorrência. Além de camas e colchões, cadeiras, portas e vidros de janelas ficaram totalmente destruídos.

Além de dependentes químicos, o Hospital Thereza Perlatti atende pacientes com distúrbios neurológicos e psiquiátricos.

Prejuízos
A assessoria de imprensa do Hospital Thereza Perlatti conta que ainda não calculou o valor dos prejuízos materiais. Porém, a instituição adiantou que os serviços de internação serão prejudicados. “Nós vamos ter uma redução de umas dez vagas até o hospital poder reformar e pôr em funcionamento novamente esses dois quartos”, informa.

Segundo o hospital, os pacientes que participaram do tumulto permanecem internados e foram realocados para outros quartos, onde devem ficar até eventual decisão judicial. “Nós estamos emitindo ofícios para os juízes comunicando sobre o que aconteceu e solicitando a alta desses pacientes”, revela. A reforma dos dois quartos destruídos pelo fogo deve ser iniciada nesta semana.


Captura de procurado

De acordo com o delegado seccional de Jaú, Luverci da Costa Mello, quando policiais chegaram ao Hospital Thereza Perlatti para atender a ocorrência, constataram que um dos envolvidos na rebelião, Ricardo Aparecido Oliveira, de 26 anos, estava com a prisão preventiva decretada por furto em Duartina.

Ele foi levado ao 1º Distrito Policial (DP) e, de lá, transferido para uma unidade prisional da região. Ainda segundo o delegado, ele e os outros seis pacientes da unidade que participaram do tumulto vão responder pelo crime de dano. A Polícia Científica realizou perícia no local e o caso será investigado elo 1º DP.

Clique aqui para ver outras notícias!