DESCIDA DO PAPAI NOEL É CANCELADA EM JAÚ

08/12/2016 - 10:59

A descida de tirolesa do Papai Noel foi cancelada pela Prefeitura de Jaú. O tradicional evento estava previsto para domingo, a partir das 19h, no Parque do Rio Jaú e contaria com apoio da iniciativa privada e do Corpo de Bombeiros. O motivo do cancelamento é a contenção de gastos do governo municipal. 

 
A primeira edição da descida de tirolesa do Papai Noel ocorreu em 2004 e era promovida na torre da Igreja Matriz Nossa Senhora do Patrocínio. Posteriormente, o evento foi transferido para o Parque do Rio Jaú, onde o bom velhinho descia do ponto mais alto do prédio da Avenida Dr. Quinzinho até chegar ao caminhão do Corpo de Bombeiros estacionado no parque. Distribuição de balas aos presentes também fazia parte da ação. 
 
Em nota divulgada no Facebook, o Corpo de Bombeiros de Jaú confirma que a descida foi cancelada por motivos financeiros e que a organização cabe à Prefeitura. 
 
O custeamento do evento, desde que foi concebido, seguia o modelo misto, ou seja, tinha contribuições públicas e privadas, segundo o secretário de Cultura e Turismo de Jaú, André Galvão de França. “Há despesas com show pirotécnico e balas. Esse custo é repartido entre o Município e a iniciativa privada”, salienta. Seriam necessários cerca de R$ 15 mil para fazer toda a festa. 
 
Com as medidas de corte de gastos implementadas pela Prefeitura nas últimas semanas, ele explica que não foi possível fazer a atração do jeito que deveria ser feita apenas com os recursos de empresas. Para o secretário, seria uma atitude imprudente fazer um evento sem segurança e apoio financeiro, pois existe série de medidas para realizar essa logística. 
 
Em 2015, a descida de tirolesa do Papai Noel reuniu 15 mil pessoas no parque. A ação é considerada tradicional e esperada pela população de Jaú e região. Há uma semana, a reportagem questionou diretamente o prefeito Rafael Agostini à respeito, durante a diplomação dos candidatos eleitos. 
 
Sem responder sobre a descida do Papai Noel, o chefe do Executivo mencionou que a programação de Natal estava sendo acertada por meio de parcerias. "Pedi para quase todos os secretários para buscarmos parcerias com a iniciativa privada e a gente vem encontrando esse apoio. Os comerciantes têm sido solidários e estamos tentando mobilizar a sociedade para conseguir fazer, senão aquilo que é ideal, ao menos algo para não passar em branco."
 
Fim de ano
 
Embora a descida do Papai Noel tenha sido cancelada, a programação de Natal continua com seus eventos até 17 de dezembro. O encerramento ocorre na Igreja Nossa Senhora do Patrocínio, às 18h, com a apresentação do Coral Brasileto Ensemble.
 
 
COMÉRCIO DO JAHU.

Clique aqui para ver outras notícias!