Desempenho de escolas jauenses piora em relação a 2013

02/04/2014 - 10:27

As escolas estaduais de Jaú que participaram do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo, o Idesp, obtiveram rendimento menor em 2013.

Segundo dados da Secretaria da Educação, o Município não atingiu a meta educacional prevista para o ano passado.

No total, alunos dos ensinos fundamental e médio de 12 escolas participaram da avaliação.

A redução na nota ocorreu tanto no 9º ano do fundamental, com diminuição de 4,3%, como na 3ª série do ensino médio, com variação negativa de 4,6%.

As notas nos dois níveis de ensino foram, respectivamente, 2,64 e 2,08.

Para 2030, a expectativa do governo estadual é de que as escolas atinjam a nota 6 no último ano do fundamental e a nota 5 no último ano do ensino médio.

O Município, entretanto, não conseguiu atingir nem a meta prevista para 2013, que era de 2,75 para o 9º ano do fundamental e de 2,42 para a 3ª série do ensino médio.

A pedagoga, diretora de escola e coordenadora do polo de Jaú da Universidade Aberta do Brasil, Sônia Maria Merchan Ferraz, comenta que, apesar de a nota do Município não ter sido significativa em relação ao esperado, professores da rede pública têm se mobilizado para melhorar o nível de ensino.

Sônia ainda ressalta que as avaliações dos alunos feitas pelos governos têm grande importância para representar exatamente o que ocorre nas escolas, como um dos mecanismos para saber como está o aprendizado. 

Clique aqui para ver outras notícias!