Dilma Rousseff caiu 28 pontos porcentuais em relação a março

19/07/2013 - 09:16

A presidente Dilma Rousseff caiu 28 pontos porcentuais em relação a março, de acordo com uma pesquisa nacional sobre as intenções de voto divulgada ontem pelo Instituto Ibope e o Jornal O Estado de S. Paulo. O levantamento foi realizado entre quinta e domingo passados. 


No cenário com quatro candidatos a presidente – Dilma, Marina Silva (sem partido), Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) –, a presidente tem 30% das intenções de voto, contra 22% da ex-senadora, 13% do político mineiro e 5% do ex-aliado. 


Se Lula fosse o candidato do PT, receberia 41% contra 18%, 12% e 3%, respectivamente. O ex-presidente declarou ontem que elimina a possibilidade de ser candidato. 
Dilma despencou, se forem considerados dados de uma pesquisa realizada março pelas mesmas instituições. 


Antes, 58% dos entrevistados pretendiam reeleger a presidente. Marina cresceu de 12% em março para 22% em julho. 
Aécio ganhou 4 pontos: de 9% para 13%. Campos oscilou de 3% para 5%. A quantidade relativa de votos nulos e brancos dobrou de 9% para 18%. 

Em outro cenário, que inclui o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, como quinto candidato, o magistrado fica em quarto lugar com 6% das intenções de voto, enquanto Dilma, Marina e Aécio perdem um ponto percentual cada. Campos fica com 5%. Barbosa tem negado intenção de disputar eleições. 


Foram entrevistados 2.002 brasileiros de no mínimo 16 anos de idade em 140 municípios de todas as regiões do País.


A margem de erro é de 2 pontos porcentuais, para mais ou para menos, em um intervalo de confiança de 95%. 

 

Clique aqui para ver outras notícias!