DOE SANGUE ANTES DE SE VACINAR CONTRA FEBRE AMARELA

02/02/2018 - 09:55

 O Hemonúcleo Regional de Jaú alerta que doadores que tenham tomado vacina de febre amarela recentemente ficam impedidos por quatro semanas de realizar a doação.

O hematologista Marcos Augusto Mauad afirma que no período de feriados prolongados, como o de Carnaval, o número de doadores diminui e, ao mesmo tempo, o de acidentes aumenta. “É quando nós precisamos de sangue no estoque. Então, quem tiver intenção de tomar a vacina e doar sangue, é indicado que faça a doação antes.”
 
Após a doação, o paciente precisa respeitar o prazo de dois meses, para os homens, e três meses, para as mulheres, para realizar novamente o procedimento. Assim, ao se imunizar após a coleta de sangue, o prazo para o organismo reagir contra o vírus, de até quatro semanas, será contado junto ao tempo de espera para a nova doação.
 
“Se esse sangue, com vírus atenuado, for para paciente que está com resistência imunológica baixa, posso induzir nele um quadro tipo febre amarela transfusional”, comenta Mauad.
 
O médico ressalta que Jaú não está na rota do vírus da febre amarela e que não há necessidade vacinação com urgência. A recomendação é que apenas tome a vacina apenas quem pretende viajar para áreas onde há casos da febre amarela. 
 
COMÉRCIO DO JAHU.

Clique aqui para ver outras notícias!