Economia

20/05/2013 - 09:02

O nível de inadimplência teve alta de 2,9% em abril, quando comparado a março, segundo dados da pesquisa do Indicador de Inadimplência do Consumidor, da Serasa Experian, divulgados ontem. Na comparação com abril de 2012, a alta foi de 6,7%.

 

De janeiro a abril, o indicador acumula uma alta de 9,5% no nível de inadimplência. A Serasa destaca, porém, que há uma "perda de fôlego" do indicador na variação acumulada – no primeiro trimestre a alta foi de 10,5% e, no primeiro bimestre, de 11,5%. 


Para os economistas da Serasa, o resultado se deve a vários fatores, como o aumento da inflação, que reduz o poder aquisitivo do consumidor, o alto nível de comprometimento dos salários com dívidas, o aperto do crédito nas instituições financeiras e o aumento dos juros. 

As dívidas com bancos, com uma alta de 6,7%, deram a maior contribuição para o aumento do indicador, com três pontos percentuais. Outros tipos de dívida – cartão de crédito, no comércio, em financeiras e prestadoras de serviços – tiveram queda de 0,5% e contribuíram para reduzir o resultado final.

 

Clique aqui para ver outras notícias!