EMPRESA AMERICANA VAI GERAR APROXIMADAMENTE 400 EMPREGOS EM BARRA BONITA

19/11/2019 - 07:45

A empresa americana de biotecnologia Amyris, líder no desenvolvimento e na produção de ingredientes sustentáveis para os mercados de saúde, bem-estar, beleza e fragrâncias a partir da cana-de-açúcar, começa a se instalar nesta semana em Barra Bonita (23 KM de Jaú).

O barracão será construído ao lado da Camil, outra grande empresa que se instalou recentemente em Barra Bonita. Na semana passada, representantes da empresa americana se reuniram com o prefeito José Luis Ricci, o Zequinha Ricci, para definir os últimos detalhes da implantação da unidade.
 
De acordo com informações da Prefeitura de Barra Bonita, a nova indústria, que deve entrar em operação em 2021, irá gerar aproximadamente 400 novos empregos na cidade.
 
A AMYRIS
Com sede em Emeryville, no Vale do Silício, onde está a renomada Universidade da Califórnia, em Berkeley, a Amyris nasceu quando um grupo de cientistas recebeu da Fundação Bill e Melinda Gates cerca de 42 milhões de dólares. O objetivo do financiamento era baratear a produção de artemisina, medicamento de combate à malária.
 
O projeto não só vingou como, durante as pesquisas, os cientistas descobriram que a tecnologia desenvolvida também poderia ser usada para outros fins. Na prática, a Amyris modifica geneticamente organismos vivos como a Saccharomyces cerevisiae, levedura usada no processo de produção da cerveja e também do etanol.
 
Uma vez modificada, e em contato com o açúcar, essa levedura pode dar origem a uma série de moléculas. Uma delas é o farneseno, com a qual a empresa já detém conhecimento para produzir um diesel de origem vegetal que tem desempenho semelhante ao de origem fóssil. Com outra molécula será possível produzir combustível à base de cana para aviões e até mesmo um substituto para a gasolina comum.
 
A combinação de açúcar e farneseno também pode render substitutos para outros produtos que hoje têm origem fóssil, como lubrificantes para carros, solventes para a indústria de tintas e compostos para empresas de higiene e limpeza.
 
JCNET.
Foto: Prefeitura de Barra Bonita.

Clique aqui para ver outras notícias!