ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO COMEÇA A SER CONSTRUÍDA NA PRÓXIMA SEMANA

01/02/2018 - 11:11

 A concessionária Águas de Jahu dá início na semana que vem às obras de construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no Distrito de Potunduva, que deve ficar pronta no máximo em abril de 2019. A empresa vai investir R$ 10 milhões no serviço, que pode criar até cem empregos diretos e indiretos.

Atualmente, os rejeitos produzidos no distrito de mais de 12 mil habitantes são coletados e afastados da área urbana, lançados em seguida nos Córregos das Araras e Água Branca. Com a ETE, apenas os bairros rurais de Pouso Alegre e Vila Ribeiro continuarão sem tratamento – mas a previsão é de que o sistema esteja universalizado em 2019.
 
O projeto inclui a colocação de 3,5 quilômetros de rede coletora que levarão os resíduos por três estações elevatórias antes da chegada à estação, que funcionará nas proximidades da usina do distrito. A capacidade de tratamento é de 25 litros por segundo – cerca de cinco a mais do que é produzido em Potunduva.
 
O anúncio do investimento foi feito por representantes da empresa, da Prefeitura e da agência reguladora-Saemja, em entrevista coletiva concedida ontem à tarde. A agência havia autorizado neste mês o cronograma de obras apresentado pela concessionária. 
 
A construção da ETE é o maior investimento previsto no contrato de concessão, que é de 35 anos.
De acordo com o superintendente da Águas de Jahu, Ivan Mininel, o investimento é um “marco histórico”, uma vez que 43% dos municípios brasileiros nem sequer têm esgoto tratado.
 
A estação tem uma estrutura compacta e combina dois processos de tratamento (aeróbio e anaeróbio – bactérias que precisam e que não precisam de oxigênio, respectivamente).
 
Hoje, os moradores do distrito pagam 80% do valor da água consumida, enquanto os habitantes da sede pagam 100%. Com o início do tratamento, Potunduva passará a pagar 100% pela destinação do esgotamento sanitário.
 
Histórico
 
O prefeito Rafael Agostini elogiou a concessão dos serviços de saneamento, aprovada em regime de urgência no primeiro ano de mandato.
 
“Hoje em dia os modelos de concessão são capazes de proporcionar uma eficiência maior por parte dos serviços e uma rapidez maior para se resolver problemas”, comentou.
 
À coletiva também compareceram o presidente da agência reguladora, Jorge Alcalde, o presidente da Câmara, Lucas Flores, secretários e outros vereadores.
 
COMÉRCIO DO JAHU.

Clique aqui para ver outras notícias!