ESTUDO APONTA QUE 59 MIL PESSOAS FORAM CURADAS COM DISTANCIAMENTO SOCIAL

31/03/2020 - 10:25

Um novo estudo do mesmo grupo do Imperial College, de Londres, que tem servido de referência para as projeções sobre o avanço da pandemia de Covid-19 no mundo, afirma que as medidas de distanciamento social já salvaram 59 mil vidas em 11 países europeus.

O estudo foi apresentado ontem e mede o impacto das medidas de distanciamento social como as quarentenas em massa com fechamento de escolas e do comércio, e proibição de aglomerações. Os países analisados são Itália, Espanha, Noruega, Reino Unido, França, Alemanha, Suécia, Bélgica, Dinamarca, Suíça e Áustria.
 
Em seu estudo, eles dizem que a redução do ritmo de crescimento de mortes por dia na Itália observado agora é consistente com o impacto das intervenções radicais de distanciamento social decretadas em 9 de março.
 
Nos demais países, as medidas foram tomadas, em sua maioria, entre 12 e 14 de março. Na Itália, eles estimam que a taxa de transmissão agora chega a 1, o número considerado patamar para conseguir controlar a pandemia.
 
Eles estimam que, nos 11 países, até 43 milhões de pessoas tenham sido infectadas com o coronavírus até 28 de março, o que representa até 11,43% da população dessas nações.
 
Segundo eles, há um período de três semanas até que o impacto das medidas de contenção possa ser observado na taxa de mortalidade. No Brasil, o impacto não pode ser calculado com precisão científica porque há pouco tempo desde as medidas de contenção em maior escala, iniciadas apenas na semana passada.
 
Como faltam dados para a maioria dos países devido à falta de testagem em massa e ao grande número de infecções não detectados pelos sistemas de saúde, os epidemiologistas do Imperial College optaram por estimar o curso da pandemia a partir do número mortes observadas.
 

Clique aqui para ver outras notícias!