EX-DIRETOR DA PETROBRAS É CONDENADO A QUATRO ANOS DE PRISÃO POR FRAUDE

13/01/2016 - 10:18

 O ex-diretor da área Internacional da Petrobras, Jorge Luiz Zelada, preso na Lava-Jato; e o ex-empregado da empresa, João Augusto Rezende Henriques, foram condenados, nesta terça-feira, a quatro anos de prisão por fraude em licitação. Os réus também terão que pagar multa de aproximadamente R$ 66 milhões.

 
Após a sentença do juiz titular da 27ª Vara Criminal da Capital, Flavio Itabaiana, foi expedida carta precatória para que os réus sejam intimados. Jorge Zelada e João Augusto Henriques estão presos em Curitiba, no Paraná.
 
Zelada foi denunciado, na ação ajuizada pelo Ministério Público, por direcionar o processo licitatório do Plano de Ação de Certificação em Segurança, Meio Ambiente e Saúde da Área Internacional com auxílio de advogado, técnico e engenheiros da empresa, em favor da empreiteira, resultando na contratação da Odebrecht em setembro de 2010, pelo valor de US$ 825.660.293,73.
 
No processo, também foram condenados os engenheiros da Petrobras, Aluísio Teles Ferreira Filho, Alexandre Penna Rodrigues e Sócrates José Fernandes Marques da Silva; o advogado da companhia, Venâncio Pessoa Igrejas Lopes Filho; o técnico de inspeção de equipamentos, transferido da Transpetro para a Petrobras exclusivamente para tomar parte na licitação, Ulisses Sobral Calile; e Rodrigo Zambrotti Pinaud.
 
“Diante do exposto, por estarem fartamente comprovadas a autoria e a materialidade e não havendo nos autos qualquer causa excludente da ilicitude ou da culpabilidade, há que se acolher, em parte, a pretensão punitiva estatal para condenar os réus Jorge Luiz Zelada, Aluísio Teles Ferreira Filho, Alexandre Penna Rodrigues, Venâncio Pessoa Igrejas Lopes Filho, Ulisses Sobral Calile, rodrigo Zambrotti Pinaud, Sóscrates José Fernandes Marques da Silva e João Augusto Rezende Henriques por infringência à norma de conduta insculpida no art. 90 da Lei nº 8.666/93”, afirmou o juiz na sentença.
 
fonte/imagem O Globo
 
 
 

Clique aqui para ver outras notícias!