EXAME DE CASAL DE PEDERNEIRAS DESCARTAM FEBRE AMARELA

19/01/2018 - 11:12

Laudo do Instituto Adolfo Lutz de Bauru descartou possibilidade de contaminação por febre amarela e dengue em um casal de Pederneiras que, recentemente, encontrou dois macacos mortos no distrito de Guaianás e apresentou sintomas semelhantes aos das doenças.

Conforme divulgado, a prefeitura disse que os macacos foram encontrados por moradores de um sítio na zona rural em datas diferentes. No primeiro caso, registrado há cerca de três semanas, apenas a carcaça do animal foi localizada. Já o segundo macaco foi achado no último dia 4.
 
"Quando fomos avisados, iniciamos imediatamente o protocolo, retirando os animais do local e realizando exames de dengue, febre amarela e outras enfermidades nos moradores. Todos os exames deram negativo", explica a secretária de Saúde de Pederneiras, Adriana Campos Meiado.
 
Com os resultados negativos, a cidade continua sem registros de casos de febre amarela. Mesmo assim, está seguindo as orientações do Ministério da Saúde e intensificando a vacinação contra a doença. No sábado (27), das 8h às 12h, haverá mutirão de vacinação nos postos de saúde.
 
A intenção, segundo a prefeitura, é facilitar a ida nos postos das pessoas que têm alguma dificuldade de se vacinar durante a semana. A vacina da febre amarela é gratuita e oferecida em todas as unidades de saúde durante a semana, mesmo fora das épocas das campanhas específicas.
 
JAÚ
 
Em Jaú (47 quilômetros de Bauru), a vacinação contra a febre amarela é realizada cada dia em uma unidade de saúde (2ª feira: Jorge Atalla, Pedro Ometto e Itamaraty; 3ª feira: Vila Nova, Santa Helena, Vila Maria e Distrito de Potunduva; 4ª feira: Centro de Saúde I, São Benedito, Olaria e Pouso Alegre; 5ª feira: Jardim Padre Augusto Sani, Pires I e Maria Luiza IV e 6ª feira: Santo Onofre e São José).
 
Segundo a enfermeira responsável pelo setor de imunização da Vigilância Epidemiológica, Ingrid Matos de Lima Moreira, toda pessoa que reside ou vai viajar para regiões silvestres, rurais ou de mata ou áreas com recomendação da vacina contra febre amarela deve se imunizar.
 
A profissional da saúde revela que Jaú é considerada uma região endêmica de febre amarela devido a proximidade com a Rodovia Marechal Rondon, mas ressalta que, até o momento, não há nenhum registro de caso da doença em animais ou em humanos no município.
 
JCNET.

Clique aqui para ver outras notícias!