Falta de chuva atrapalha funcionamento de porto em Pederneiras

25/06/2014 - 08:21

O Porto Intermodal de Pederneiras está parado por causa das sucessivas reduções de calado, motivadas pelo baixo nível da Hidrovia Tietê- Paraná na região de Nova Avanhandava.

Desde a última sexta-feira, a profundidade de casco permitida para que os barcos trafeguem é de 40 centímetros, o que inviabiliza chegar a Pederneiras. O nível ideal seria de aproximadamente 2,20 metros.

O transporte de barcaças que era mantido por cinco empresas no porto foi paralisado, comenta o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento de Pederneiras, Juarez Solana.

A estrutura do porto está recebendo apenas cargas eventuais de caminhões que são embarcadas em trens com destino a Santos, porém em volume bem inferior ao que era trazido pela hidrovia. Ele não soube informar quanto foi a redução no movimento das instalações.

Com a configuração atual não é viável economicamente o uso da hidrovia porque o volume de cargas é muito reduzido, diz Solana. Em 2013 o porto de Pederneiras recebeu 3,5 milhões em cargas.

Desde fevereiro apenas cargas de minerais e de cana-de-açúcar trafegam em grande quantidade pelo trecho da hidrovia na região.

O maior volume transportado até janeiro, antes do início da redução do calado, era de soja, farelo, milho e celulose produzidos no Centro-Oeste.

Os passeios de barcos de turismo na região porém, não foram prejudicados, conforme o Departamento de Comunicação da prefeitura de Barra Bonita. O calado permitido no município é de 2,50 metros e não há problema para o tráfego das embarcações turísticas.

O secretário de Turismo da Barra, Antônio Marcos Gava Junior, disse que em apenas um trecho da hidrovia, próximo de Pederneiras, há dificuldade para navegação dos barcos de turismo, por causa da redução do nível no Rio Tietê. No restante da região o tráfego fluvial é feito normalmente.

Clique aqui para ver outras notícias!