Fatec Jaú participará do Projeto Rondom

19/12/2013 - 13:40

 A Fatec de Jaú vai participar do projeto Rondon em 2014. Um dos objetivos do projeto é induzir no universitário o sentido de responsabilidade social, através de ações que possam auxiliar no desenvolvimento de regiões carentes.

 

Um grupo com dois professores e oito alunos participará do projeto. A professora-doutora Marina Carboni, do curso de Tecnologia em Meio Ambiente e Recursos Hídricos, responsável pela inscrição da instituição contou que “O governo seleciona junto com o Ministério da Defesa quais as instituições de ensino serão selecionadas. As instituições tem de enviar um projeto pra ser realizado dentro da comunidade, sendo um que um dos requisitos para a apaorvação da instituição é o estudo sobre a cidade que a faculdade irá desenvolver o projeto.”

 

 

De acordo com a professora a cidade escolhida para atuação dos alunos foi Joaquim Gomes, que conta com pouco mais de 22.000 habitantes, no estado de Alagoas. Carboni disse que cidade foi escolhida “por ter um desenvolvimento humano muito baixo e por seu uma cidade carente.”

 

 

Marina também informou que o grupo deverá permanecer 15 dias na cidade desenvolvendo as atividades “in loco”. Segundo ela, tudo começa “com uma viagem percursora, onde um professor vai até a cidade para conhecer a realidade local. Depois o professor volta para Jaú onde será feita a adaptação do projeto e depois, em julho do ano que vem, todos os participantes vão.” A professora escolhida para essa etapa foi a própria Drª Marina Carboni.

 

 

A professora afirmou que a decisão de inscrever a Fatec no projeto foi uma resposta à provocação dos alunos que queriam participar. “Os alunos vieram me pedir para inscrever a Fatec e eu aceitei. Eles me ajudaram a inscrever a faculdade junto com outros professores”, completa a educadora. (V.A.)

Clique aqui para ver outras notícias!