Fatec sedia hoje a primeira reunião em 2013 do Comitê da Bacia Hidrográfica do Tietê-Jacaré

08/03/2013 - 09:51

A Faculdade de Tecnologia (Fatec) sedia hoje, a partir das 9h, a primeira reunião em 2013 do Comitê da Bacia Hidrográfica do Tietê-Jacaré. Durante o encontro, que é aberto ao público, deverá ser apresentado o relatório de atividades referentes a 2012 e serão eleitos os novos membros da diretoria do Comitê para o biênio 2013-2015.

Com uma direção tripartite, o Comitê elegerá como presidente um dos 34 prefeitos dos municípios que estão inseridos, total ou parcialmente, na área da unidade de gerenciamento da bacia do Tietê-Jacaré.

Para completar a diretoria do colegiado, saem da sociedade civil e de órgãos estaduais os eleitos para a vice-presidência e a secretaria executiva, respectivamente, do Comitê. No encontro, é esperada a presença de diversos prefeitos da região que o Comitê engloba.

Com a responsabilidade de elaborar o Plano de Bacia, o Comitê também é responsável pela distribuição dos recursos repassados anualmente pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) para execução de obras, prestação de serviços e elaboração de projetos que visem à melhoria da qualidade de vida da sociedade e do meio ambiente como um todo.

Com a atuação do Comitê foram contempladas autarquias, instituições estaduais, prefeituras e organizações da sociedade civil, com investimentos de mais de R$ 20 milhões em sistemas coletores e de tratamento de esgotos; recuperação de áreas degradadas; reflorestamento ciliar; drenagem urbana; controle de erosão; educação ambiental; monitoramento de perdas de sistemas de abastecimento de água, entre outros.



 

Clique aqui para ver outras notícias!