Ídolo do São Paulo e do Uruguai, Pedro Rocha morre aos 70 anos

03/12/2013 - 08:24

O ex-jogador uruguaio e ídolo do São Paulo, Pedro Rocha morreu nesta segunda-feira em casa, em São Paulo, vítima de uma doença degenerativa, um dia antes de completar 71 anos.

 

A informação foi confirmada por seu filho Pedrinho. O craque lutava há cinco anos contra uma atrofia no mesencéfalo, doença que lhe trouxe dificuldade para falar e até se locomover.

 

O meia-atacante foi o único uruguaio a jogar quatro Copas do Mundo, entre 1962 e 1974, e é considerado o segundo melhor jogador sul-americano, atrás apenas de Pelé. O Rei do Futebol, inclusive, acredita que Pedro Rocha foi um dos cinco maiores jogadores de todos os tempos.

 

Com o apelido “El Verdugo”, Pedro Rocha foi ídolo também no Peñarol, onde conquistou oito títulos uruguaios, três Libertadores e dois Mundiais de Clube, marcando 81 gols.

 

Já pelo São Paulo, onde jogou de 1971 a 1977, o ex-jogador fez 393 jogos e contabilizou 119 gols, conquistando dois estaduais e ainda o Brasileiro em seu último ano no clube.

 

Na sua passagem pelo país, Pedro Rocha ainda jogou por Coritiba, Palmeiras e Bangu, e encerrou a carreira no Al-Nassr, da Arábia Saudita, em 1980.

 

Após a aposentadoria, Pedro Rocha se tornou treinador e comandou 17 clubes no total. O principal foi o Internacional, numa breve passagem em 1996. Também passou por Coritiba, Portuguesa e Guarani. Seu último trabalho na função de técnico foi em 2009, no Uberaba, em Minas Gerais.

 

 

Em nota oficial, o São Paulo lamentou a morte do ex-jogador: "O São Paulo Futebol Clube comunica com o mais profundo pesar e saudade o falecimento de seu eterno craque Pedro Rocha, El Verdugo, em São Paulo, na noite da última segunda-feira. Um dos maiores nomes da história do Tricolor, o ex-meio-campista completaria 71 anos de idade nesta terça-feira. (...) A mágica e a mística de Pedro Rocha estarão para sempre nas páginas de ouro da trajetória do São Paulo Futebol Clube, que se solidariza com a família, amigos e admiradores deste notável gênio da bola neste momento de dor e saudade".

Via. GloboEsporte

Clique aqui para ver outras notícias!