IDOSO QUE USA APARELHO AUDITIVO RECEBE MULTA POR 'DIRIGIR COM FONE' EM SOROCABA

08/12/2016 - 10:42

O aposentado Luiz Antônio Martini, de 68 anos, morador de Sorocaba, levou um susto quando foi pagar dívidas envolvendo a documentação do seu carro em novembro deste ano. Além de descobrir que havia sido multado 3 vezes por dirigir 20% acima do limite de velocidade, ainda notou uma quarta multa, esta por "dirigir veículo utilizando fone no ouvido conectado aparelho/celular". Segundo Martini, o erro está no fato dele ter deficiência auditiva e fazer uso nas duas orelhas de aparelho auditivo.

"Eu não escuto direito nem o barulho do motor do carro, para quê iria usar um fone de ouvido? Eu também não escuto o celular tocar, mesmo colocando no último volume. Isso só mostra que os amarelinhos (agentes de trânsito) multam sem avaliar direito a situação", desabafou.

Por meio de nota, a Urbes – empresa que administra o trânsito em Sorocaba - informou que os agentes de trânsito são devidamente treinados e somente multam na certeza do cometimento da infração. "Com relação a multa do Sr. Luiz, o orgão informou não possuir informações e elementos suficientes para esclarecer o fato."
 
A empresa também informou que qualquer infrator, respeitando os prazos, tem o direito de recorrer a penalidade diretamente junto ao órgão por meio de Defesa Prévia e ainda, em 1ª Instância na Junta Administrativa de Recursos de 3 Infrações e, por fim, em 2ª Instância no Conselho Estadual de Trânsito de São Paulo.
 
Quando Luiz ficou a par da penalidade, até pensou em recorrer da multa, mas ao levar em conta o valor de R$ 85,12, ele preferiu pagar para evitar toda a burocracia do que comprovar que usa o aparelho auditivo. "O valor da multa não é muito alto. Não adiantava recorrer. Eu ia gastar até mais pra isso."
 
Apesar de ter pago a multa, o aposentado relata que acha importante que situações assim venham à tona para alertar os motoristas de Sorocaba. "A população precisa saber que eles estão multando qualquer um, sem critério. Nem olham direito e já saem anotando tudo no papel", indigna-se o motorista.
 
Perda da audição
 
A surdez parcial surgiu na vida de Luiz há pouco mais de 4 anos. Por ter trabalhado por muitos anos em indústria e madeireira, ainda mais sem o equipamento de proteção necessário, a audição dele foi prejudicada. "A idade pegou também e eu percebi que não consegui mais ouvir minha mulher e meu filho direito, foi aí que procurei um médico."
 
No consultório, ele ouviu a triste notícia: mais de 50% da audição havia sido comprometida. Para tentar amenizar o dano e auxiliá-lo a ouvir um pouco melhor, mesmo diante do diagnóstico, o médico orientou que Luiz usasse o aparelho auditivo nas duas orelhas.
 
Algo que ele nunca imaginou que poderia acabar lhe rendendo uma multa. "Que fique o alerta, para que antes deles multarem prestarem a atenção. Eu preferi pagar para não ter dor de cabeça, mas tem gente que não tem condições", finaliza.
 
 
G1.

Clique aqui para ver outras notícias!