IPVA 2013

10/01/2013 - 09:58

Os proprietários de veículos usados registrados no Estado de São Paulo já podem fazer o pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) deste ano.

O prazo final de pagamento começa a vencer amanhã, para os veículos com placas de final 1. No dia 24 vence o prazo para as de final 0.

Neste mês vence o prazo de pagamento da cota única, com desconto de 3%, ou da primeira das três parcelas. Todos os bancos credenciados estão habilitados a receber o imposto.

O pagamento com o desconto é vantajoso em relação ao sem desconto, em fevereiro. É que os 3% equivalem a juros de 3,1%, rentabilidade não obtida em nenhuma aplicação durante um mês.

No início deste mês, cerca de 16 milhões de contribuintes começaram a receber em casa os avisos de vencimento do IPVA 2013 enviados pela Secretaria da Fazenda paulista.

O aviso é apenas um lembrete (não é boleto nem guia de pagamento) e traz todas as informações sobre o valor do imposto e opções de pagamento, inclusive do seguro obrigatório (o Dpvat).

Para fazer o pagamento, o contribuinte deve ir a uma agência bancária credenciada, com o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), e efetuar o recolhimento no caixa.

O pagamento também pode ser feito nos terminais de autoatendimento, pela internet ou por débito agendado ou em outros canais oferecidos pelos bancos.

Os contribuintes que não receberem o comunicado devem acessar o site da Fazenda (http://www.fazenda.sp.gov.br/) para obter informações sobre o IPVA. Mesmos sem o recebimento do aviso, o imposto é devido e deve ser pago no vencimento, conforme o calendário deste ano.

 

 

Clique aqui para ver outras notícias!