IPVA de veículos usados cairá 5,16% para usuários paulistas em 2014

27/11/2013 - 10:13

 Os donos de veículos usados pagarão, em média, 5,16% menos IPVA para licenciá-los no Estado de São Paulo no próximo ano. Neste ano, a queda média foi de 8,5%.

 

A tabela com os valores de mercado dos veículos foi divulgada hoje pela Secretaria da Fazenda paulista. Esses valores servirão de base para o cálculo do IPVA de 2014. A pesquisa de preços dos veículos foi realizada pela Fipe em setembro.

 

Segundo a Fazenda paulista, o imposto dos automóveis terá queda média de 5,43%; o das motos, de 5,08%; o dos ônibus e micro-ônibus, de 2,03%; o dos utilitários, de 4,29% e o dos caminhões, de 4,66%.

 

Apesar de pagar menos para licenciar seus veículos, os proprietários não devem comemorar. É que, como o imposto é calculado sobre o valor de mercado, significa que o patrimônio dos contribuintes está valendo menos.

 

O principal motivo para a queda do IPVA é a redução do IPI concedida pelo governo federal para alguns modelos de veículos zero. Com os veículos novos custando menos, o preço dos usados também cai.

Outra razão para a queda do tributo é a consequente desvalorização dos veículos usados. A desvalorização tende a ser maior quanto mais novo é o veículo. Nos anos seguintes, as perdas continuam, mas em porcentagens menores.

Clique aqui para ver outras notícias!