Jaú abre mão do selo Verde Azul

11/12/2013 - 09:04

O Município de Jaú abriu mão de participar do Selo Verde Azul, concedido pelo governo do Estado a cidades que cumprem parcial ou integralmente dez parâmetros ambientais.

 

A Prefeitura havia obtido a certificação em 2012, mas neste ano preferiu não encaminhar a documentação para conhecer a metodologia do programa. A região obteve um dos piores índices na série histórica e somente Brotas, Botucatu, Lençóis Paulista, Lins, Macatuba e Iacanga conseguiram manter o selo.


Entre os itens avaliados estão tratamento de esgoto, gestão dos resíduos sólidos e das águas, arborização urbana e existência de conselho ambiental. Na escala que vai de números negativos a 100 pontos, Jaú ficou com 16.

 

As cidades certificadas obtêm prioridade na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição.

 

Em Jaú o esgoto da sede é tratado integralmente desde 2010, mas não há este serviço no Distrito de Potunduva e nos bairros rurais de Pouso Alegre de Baixo e Vila Ribeiro. O Conselho Municipal de Meio Ambiente está inativo há um ano. 


A gestão do lixo é terceirizada. A administração paga 3 milhões e 700 mil por ano para levar os resíduos produzidos para Piratininga, pela empresa Centro de Gerenciamento de Resíduos.

 

Outra característica que agrega pontos é a existência de Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Embrião do documento, a política municipal do setor foi aprovada pela Câmara anteontem em segunda votação.


O secretário do Meio Ambiente, Eduardo Abussamra, entende que não houve perda de pontos, uma vez que o governo preferiu não participar.

 

Conforme disse Abussamra, os documentos necessários para submissão no projeto não estavam disponíveis, uma vez que ficavam em poder de funcionário comissionado, que deixou a Prefeitura no ano passado.

 

Como Jaú enviou representante a todas as reuniões promovidas pelo Estado, obteve a modesta marca de 16 pontos.

Clique aqui para ver outras notícias!