JAÚ: PROCEDIMENTO DE TRANSFUSÃO INTRAUTERINA É REALIZADO PELA 1ª VEZ

18/12/2015 - 10:26

 A Santa Casa de Jahu realizou, no final da manhã de ontem, procedimento inédito de transfusão intrauterina. A paciente Eliane Maria Mendola, 34 anos, moradora de Itapuí foi sensibilizada no primeiro parto por não ter recebido imunização anti RH e agora passou a produzir anticorpos ao feto, uma menina.

 
Pelo feto apresentar anemia grave foi necessário fazer o procedimento de transfusão intrauterina de sangue compatível com a mãe e o bebê, para curar a anemia do feto por, pelo menos, 30 dias. Eliane está na 28ª semana de gestação e se mostrou tranquila e com total confiança na equipe que fez o procedimento. A transfusão intrauterina foi feita pelo médico Marcos Panzone, especialista em medicina fetal.Panzone foi auxiliado pelo médico João Aguera. Acompanharam o procedimento os médicos Luiz Alfredo, Mirce Milhomen da Mota e Andiara de Vasconcelos Cantarelli.
 
“É um procedimento de exceção na obstetrícia, realizado somente quando o feto está muito comprometido em sua evolução. É uma medida salvadora”, destacou João Aguera.
 
O procedimento foi feito pela primeira vez na Santa Casa de Jahu. “Teríamos que mandar a paciente para outros centros, como Campinas e Rio Preto, mas conseguimos realizar aqui na Santa Casa. Isso é muito importante tanto para o hospital, que tem condições de prestar tal serviço de alta complexidade, como também para a paciente que está sendo cuidada por aqui, sem a necessidade de se transferir para outro local”, disseram os médicos Luiz Alfredo e Mirce.
 
A Santa Casa de Jahu providenciou toda estrutura material e humana para a realização do procedimento, que durou aproximadamente 1h30 e foi considerado um sucesso. Os médicos da Santa Casa destacam que o hospital possui total aparato para a transfusão e que o procedimento só foi possível pela disponibilidade do médico. Eliane continuará tendo acompanhamento para garantir um final de gestação e parto tranquilos.
 
Assesoria Santa Casa

Clique aqui para ver outras notícias!