Jaú tem 12 escolas municipais com regime em período integral

03/02/2014 - 10:44

 A rede municipal de ensino de Jaú passa a ter mais sete escolas a partir deste ano incluídas no programa federal Mais Educação, que prevê atividades em período integral para os alunos.

Com o acréscimo dessas unidades, serão beneficiados pelo programa 12, de um total de 17, estabelecimentos de educação fundamental do Município.

No contraturno, período contrário ao das aulas, os alunos participarão de projetos de educação complementar, artes e esportes.

As atividades do Mais Educação devem ter início apenas em março, informa o coordenador do projeto em Jaú, professor José Antonio Cavalcante, que responde também pela gerência de projetos da rede.

Cada colégio tem um montante de verbas para realizar as oficinas com os estudantes. No ano anterior, as diretorias elaboram projetos que são encaminhados para o governo federal.

O repasse dos recursos ocorre em conformidade com o que é proposto pelas escolas. Não há um valor único para custear o projeto.


Há estabelecimentos que recebem 60 mil reais e outros 40 mil, de acordo com o que pretendem oferecer aos estudantes ao longo do ano.

 

Cavalcante disse que em um primeiro momento é possível que não sejam preenchidos todos os horários disponíveis nos períodos da manhã e da tarde.

Segundo Cavalcanti, “Depois de iniciar as atividades, vamos adaptá-las e acrescentar outras, de forma que todos os alunos possam participar e ter seus horários fora do período letivo preenchidos”.


Monitores não remunerados serão responsáveis pela realização de oficinas e cursos complementares. Apesar de não haver pagamento fixo a eles, receberão ajuda de custo de R$ 320 mensalmente, para custeio de alimentação e transporte.

 

Um mesmo monitor pode ministrar três ou quatro cursos simultaneamente e para cada ganha uma bonificação.


De acordo com a professora Maria Ângela Barbato Carneiro, da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, o projeto de ensino integral é importante, mas apenas o tempo dirá se a forma como é realizado está adequada, opina. Ela acredita que as condições oferecidas pelas escolas em geral para o desenvolvimento do programa não são adequadas.


A partir de 2015 ainda faltarão cinco colégios de educação fundamental de Jaú para serem incluídos no Mais Educação.

 

A Secretaria de Educação de Jaú não tem previsão se o acréscimo vai ocorrer no ano que vem porque a autorização para que participem e recebam recursos depende da disponibilidade do governo federal. 

Clique aqui para ver outras notícias!