JAÚ TEVE SALDO POSITIVO DE EMPREGOS EM JANEIRO DESTE ANO

03/03/2016 - 10:40

Jaú teve saldo positivo de empregos em janeiro deste ano, conforme números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS). Foram 1.223 admissões e 1.170 desligamentos, que resultaram em variação de 53 vagas.

 
Trata-se do melhor desempenho desde agosto do ano passado, quando o Município contabilizou ganho de 224 postos de trabalho – depois disso, o resultado foi sempre negativo. Em janeiro, o ganho foi influenciado principalmente pelo setor da construção civil, que teve variação positiva em 115 ocupações.
 
O presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Jaú, José Fernando Mendonça, comemora os números, mas acredita que medidas de incentivo ao setor da construção civil são necessárias para voltar a aquecer o segmento. Apesar da alta, Mendonça diz que, entre os trabalhadores informais, a busca por trabalho tem sido intensa.    
 
Agropecuária
 
Por outro lado, o setor agropecuário teve o pior desempenho no nível de emprego em janeiro em Jaú, com recuo de 79 vagas (11 contratações e 90 dispensas). O presidente do Sindicato dos Empregados Rurais de Jaú, José Luiz Stefanin Junior, afirma que as demissões são resultado do momento do setor sucroalcooleiro na região.
 
Segundo ele, os produtores rurais estão reduzindo os investimentos no preparo do solo e manuseio dos canaviais neste período de entressafra. Com isso, as contratações têm sido reduzidas. Os insumos são vinculados ao dólar e a alta da moeda dos Estados Unidos restringe os gastos nesse sentido.
 
“Os investimentos têm sido os mínimos possíveis, não compensa neste momento. Por isso, essa retração no mercado”, explica o representante da categoria. 
 
Comércio do Jahu

Clique aqui para ver outras notícias!