JAÚ VAI UTILIZAR PLASMA SANGUÍNEO NO TRATAMENTO DA COVID-19

16/07/2021 - 11:29

A Secretaria de Saúde em parceria com o Instituto Butantan e com o Hospital Amaral Carvalho dará início à utilização de plasma sanguíneo de pacientes recuperados de Covid-19 no tratamento de pacientes em estágio inicial da doença. 

Pacientes que forem atendidos no Hospital São Judas e se enquadrarem nos requisitos poderão dar início ao tratamento com o plasma em até 72h após o início dos sintomas. O procedimento será voltado a pacientes idosos ou com comorbidades como diabetes e obesidade. 
 
A Secretaria de Saúde fará uma triagem inicial e coleta de sangue dos positivados para detectar a tipagem sanguínea e o Hospital Amaral Carvalho irá destinar o plasma compatível para que seja iniciado o tratamento. 
 
A aplicação do plasma nos pacientes será feita por equipes da Secretaria de Saúde que passarão por treinamento. O médico Marcos Mauad, hematologista responsável pelo Hemonúcleo Regional Jaú, destaca que a utilização do plasma convalescente visa estimular a criação de anticorpos no organismo do paciente contaminado. Esse tratamento já é realidade nas cidades de Araraquara e Santos e também é utilizado em outros países como a Argentina.
 

Clique aqui para ver outras notícias!