Justiça Eleitoral em Jaú vai retotalizar os votos válidos da Câmara nas eleições de 2012

09/04/2013 - 09:50

A Justiça Eleitoral em Jaú vai retotalizar os votos válidos da Câmara nas eleições de 2012. O procedimento é necessário por causa de decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que autorizou o registro da candidatura da coligação PSD/PSL, que havia sido indeferido no ano passado pelas duas primeiras instâncias.


Diante disso, os 1.589 votos que os então candidatos da coligação conseguiram precisarão ser contados e incorporados ao número de votos válidos para o Legislativo.


O chefe do cartório da 63ª Zona Eleitoral, Gustavo Henrique Dantas de Miranda, explica que a retotalização será feita quando os autos retornarem à repartição – o que não há prazo para ocorrer.


Os novos votos vão aumentar o coeficiente eleitoral – indicador que a coligação precisa atingir para eleger ao menos um vereador. Em 2012, foram 70.669 votos válidos e o coeficiente foi de 4.157. Com os sufrágios adquiridos por PSD/PSL, o novo coeficiente será de 4.250 votos. As seis coligações que elegeram os 17 vereadores atingiram este patamar. 


Eventual e remota mudança na composição da Câmara se dará apenas no cálculo da eleição via “sobras” do coeficiente, que será refeito quando os autos retornarem a Jaú. Também pode haver alteração na ordem de suplentes.


O ex-vereador Ademar Pereira da Silva (PSD), que pertencia à coligação, fez 1.504 votos em 2012. Mesmo com a validação de seus votos, o sindicalista não se elege porque o grupo partidário não atingiu o coeficiente.


Em 2012, a Justiça Eleitoral barrou o registro da coligação por não ter atendido à proporção entre homens e mulheres na composição das candidaturas. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) manteve a decisão, mas o TSE a reverteu por entender que houve registro de candidata em tempo hábil. 

 

Clique aqui para ver outras notícias!