KURT COBAIN, MITO DO ROCK QUE 'NÃO MORRE', COMPLETARIA 50 ANOS NESTA SEGUNDA

20/02/2017 - 09:50

Aberdeen, uma pequena cidade litorânea no estado noroeste de Washington (EUA), viu nascer há 50 anos Kurt Cobain, o último grande mito surgido do rock e que mais de duas décadas após sua morte continua despertando fascinação no mundo todo.

Tudo o que rodeia a banda Nirvana e a figura de Cobain, que nasceu em 20 de fevereiro de 1967 e se suicidou com apenas 27 anos em 5 de abril de 1994, continua sendo notícia entre os fãs de rock e, especialmente, do grunge, um estilo que usou a angústia, o tormento e a solidão como desculpa para guitarras ruidosas.

Foi aberto no eBay, inclusive, um leilão de uma das guitarras de Cobain, um modelo azul da marca Hagstrom, e parte dos lucros obtidos pela venda será destinada à caridade.

Disco e filme

A discografia do Nirvana é relativamente reduzida - três álbuns de estúdio, "Bleach", "Nevermind" e "In Utero"; e um disco ao vivo, "MTV Unplugged" -, mas a morte e popularidade de Cobain favoreceram a edição ao longo do tempo de recopilações, reedições e material inédito.

Coincidindo com o 25° aniversário de seu lançamento, neste ano foi lançada uma versão de colecionador e remasterizada de "Incesticide", um álbum de raridades publicado pelo Nirvana em 1992.

No plano audiovisual, o documentário "Cobain: Montage of heck" (2015) de Brett Morgen, que contou com a aprovação dos herdeiros do músico, surpreendeu recentemente por oferecer um retrato muito familiar, pessoal e humano do autor de "Smells like teen spirit". Mas o filme também trouxe controvérsia. Buzz Osborne, líder de outros heróis da cena musical de Seattle como Melvins, atacou o documentário e afirmou que 90% do que foi retratado é mentira.

Homenagens

As discussões sobre os ícones do rock costumam ser frequentes, especialmente se está em jogo o legado e a imagem de uma figura tão singular como a de Cobain.

Mas o reconhecimento à decisiva influência do Nirvana na música popular não deixam de aparecer. Um dos últimos foi o anúncio da Academia da Gravação da entrada do hino "Smells like teen spirit" no Salão da Fama dos Grammy junto a canções como "Changes" (David Bowie), "Sign 'Or The Times" (Prince) e "Lady sings the blues" (Billie Holiday).

Mais divertida e informal foi a homenagem de Spencer Elden, um nome que não diz absolutamente nada ao grande público se não fosse revelado que ele foi o protagonista da icônica capa de "Nevermind" na qual um bebê mergulhava em uma piscina à caça de uma nota de um dólar. Para comemorar 25 anos deste álbum indispensável, Elden voltou a mergulhar numa piscina, em setembro do ano passado, para recriar, já como adulto, essa famosa imagem.

Cobain está vivo?

E, se a tristeza com a morte prematura de Cobain é uma coisa difícil de aguentar, sempre resta a possibilidade de acreditar nas conspirações que, como as de Elvis Presley, asseguram que o cantor continua vivo.

Em setembro do ano passado, teve certa repercussão nas redes sociais uma teoria que assegurava que Cobain continua vivo sob a identidade de um músico peruano chamado Ramiro Saavedra, que em um vídeo interpretava uma versão de "Come as you are", o que levou o Facebook oficial do Nirvana a desmentir este rumor com uma sarcástica resposta.

"É verdade, Kurt está vivo. Precisava de tempo para aprender a tocar guitarra com sua mão direita [Saavedra é destro enquanto Cobain era canhoto]. Encontrar guitarras para canhotos não é fácil. Estamos tão felizes de tê-lo outra vez que o perdoamos por toda a tristeza que tínhamos profundamente em nossos corações", afirmava a mensagem.

Fonte: G1

Clique aqui para ver outras notícias!