Laço Rosa

31/10/2017 - 11:12

Na última matéria do “Laço Rosa”, vamos retratar o tratamento da quimioterapia nos casos do câncer de mama. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, a quimioterapia é um método que utiliza compostos químicos para tratar doenças causadas por agentes biológicos. Quando aplicada no câncer, a quimioterapia passa a ter dois nomes: antineoplásica e antiblástica.

Assim como a radioterapia, a quimio não é destinada para todas as pacientes, principalmente para aquelas que têm um diagnóstico precoce. “A quimioterapia é uma medicação que é diluída em soro que é injetado na veia. Pode ser muito rápido ou pode demorar 3 horas e o objetivo da quimio é destruir células que possam estar circulando no sangue para que o câncer não se torne uma metástase que é quando a doença se espalha pelo corpo”, explica o mastologista doutor João Ricardo Auler Paloschi.
 
A quimioterapia também é usada antes do processo cirúrgico para que o tumor seja diminuído. “Muitas vezes as pacientes vem com os tumores tão grandes que não conseguimos operar e fazemos o tratamento quimioterápico antes de operar para que o tumor possa ser reduzido e a gente tenha condições cirúrgicas”, comenta.
 
De acordo com o mastologista, o tratamento da quimioterapia também pode ser usado para que a mama não seja retirada inteiramente na cirurgia. “Também é reduzir o tamanho do tumor, mas para retirar apenas uma parte da mama e não ela completa, para assim manter uma cirurgia conservadora”.
 
“Quanto mais precoce, mais rápido, mais valor eu der àquela situação... Tudo fica mais simples, mais fácil e a cura é praticamente total”.
 
Texto: Bárbara Milani.

Clique aqui para ver outras notícias!