LULA PRESTA SÉRIE DE DEPOIMENTOS, INCLUINDO UM RELACIONADO À LAVA-JATO

17/12/2015 - 11:04

 O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva veio a Brasília para prestar depoimentos à Justiça. Entre as explicações que o ex-presidente teve que dar, está um depoimento relacionado a um inquérito da Operação Lava-Jato, no qual foi ouvido como testemunha. Também hoje, segundo a "Folha de S. Paulo", Lula foi ouvido em uma ação da Justiça italiana sobre a sua relação com o empresário Valter Lavitola, ligado ao ex-primeiro ministro da Itália Silvio Berlusconi, que renunciou ao cargo em novembro de 2011. 

 
O pedido para que Lula se explicasse é baseado em uma mensagem trocada entre Lavitola e Berlusconi em 2011 na qual Lula é citado como "facilitador" das negociações de uma concessão para explorar madeira na Amazônia. Em setembro deste ano, o Ministério Público da Itália enviou uma carta rogatória ao MP brasileiro pedindo que o ex-presidente fosse ouvido sobre sua relação com o empresário italiano, apontado como operador dos negócios de Berlusconi. Em seguida, a correspondência foi enviada à Procuradoria Geral da República (PGR).
 
Além das tratativas sobre a concessão de exploração de madeira na Amazônia, o MP da Itália quer entender qual foi o grau de influência de Lula em uma disputa que teria havido entre a empresa de Valter Lavitola e compradores chineses.
 
O empresário admitiu às autoridades de seu país que Lula atuou em seu favor, mas disse que o ex-presidente, que já havia deixado o cargo em 2011, já não o teria feito naquele momento específico.
 
fonte/imagem O Globo
 

Clique aqui para ver outras notícias!