Meninas vão receber vacina contra HPV

03/02/2014 - 10:47

 A vacinação contra o papiloma vírus humano, o HPV para meninas de 11 a 13 anos de idade será realizada nas escolas municipais, estaduais e particulares.

A informação é do secretário municipal de Saúde, Gilson Scatimburgo. A imunização será oferecida pelo Sistema Único de Saúde a partir do dia 10 de março.

O HPV está relacionado a casos de câncer uterino.
Em 2010, o Município tinha, segundo o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, duas mil, seiscentas e vinte e sete garotas na faixa etária que será abrangida pela campanha neste ano.

Scatimburgo esclarece que as vacinas serão nominais. Portanto, as doses não ficarão disponíveis nos postos de saúde da cidade. 

Caso os pais ou responsáveis pela menina prefiram que a garota receba a vacina em algum posto, a pasta deverá ser comunicada da decisão para providenciar o transporte da dose.

Reuniões nas próximas semanas definirão mais detalhes a respeito do cronograma da campanha.
Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo a segunda seis meses depois e a terceira cinco anos após a primeira dose.

Em 2015, a vacina passa a ser oferecida para as adolescentes de 9 a 11 anos, e em 2016 às meninas de 9 anos.

Lenira Mauad, coordenadora do Programa de Prevenção ao Câncer Ginecológico do Hospital Amaral Carvalho, afirma que “O HPV é um vírus transmitido preferencialmente via sexual e é frequente na população, embora a maioria das pessoas contaminadas não desenvolvam lesão. 

Clique aqui para ver outras notícias!