MINISTÉRIO DA SAÚDE VAI INVESTIR EM PRODUÇÃO DE VACINA

29/10/2013 - 14:15

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou ontem no Rio de Janeiro, uma parceria com o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos, da Fundação Oswaldo Cruz; e a Fundação Bill & Melinda Gates para formular a primeira vacina brasileira – contra sarampo e rubéola.

 

A vacina será destinada a países em desenvolvimento da África, Ásia e América Latina. Atualmente, essa dose é fabricada apenas por um laboratório indiano.

 

A expectativa é que 30 milhões de doses estejam disponíveis no mercado até 2017. Segundo Padilha, cada uma delas será comercializada por 54 centavos de dólar, o que dá 1 real e 17 centavos, o menor preço do mercado mundial.

 

O ministro disse que a parceria é a consolidação da terceira fase do Programa Nacional de Imunizações, que completa 40 anos.

 

Padilha explicou que o acordo assinado propicia mais investimentos e garantia de compra, o que possibilita ocupar o mercado externo pelo menor preço.

O ministério está investindo 1,6 bilhão de reais e com os investimentos no desenvolvimento da vacina dupla será capaz de entregar a produção de 30 milhões de doses em 2017.

Clique aqui para ver outras notícias!