MORADORES DE RUA DEVEM TER ABRIGO A PARTIR DE HOJE EM JAÚ

15/06/2016 - 09:54

 A Prefeitura de Jaú deverá disponibilizar abrigo temporário a moradores de rua nas próximas semanas. A ideia é iniciar o trabalho ainda hoje. O local ainda está em análise, mas o ponto escolhido deverá ser a Piscina Municipal Ricardo Bagaiolo.

 
As informações são da secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Izilda Mattar, e do secretário de Esportes, Celso Antonio Vequi Junior. O frio intenso nos últimos dias, principalmente durante a madrugada, e a aproximação do inverno foram os fatores que motivaram o Executivo a buscar local de pernoite à população de rua.
 
Nos primeiros dias de junho, a cidade foi atingida por chuvas frequentes e de intensidade significativa. Depois do período de precipitação, a partir do meio da última semana, as temperaturas começaram a cair.
 
Conforme o Comércio informou ontem, a Estação Hidrometeorológica da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Jaú registrou 4,29ºC às 3h40 de anteontem, menor valor em dois anos e dez meses no Município. Na segunda-feira, a temperatura média do dia foi de somente 11,68ºC.
 
Por isso, a Prefeitura corre para disponibilizar o abrigo já a partir de hoje – reuniões e análises finais serão realizadas para “bater o martelo”. Se a piscina municipal for confirmada como o local, terá capacidade para atender cerca de 40 pessoas.
 
Caso o volume de atendimento ultrapasse essa quantidade, estuda-se abrir também o Ginásio de Esportes Dr. Neves, situado quase em frente à piscina municipal, para acolher moradores de rua. Jaú tem hoje 170 moradores de rua cadastrados.
 
Maria Izilda informa que a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social aceita a doação de colchões, cobertores e mantas para o período, uma vez que o poder público não tem material suficiente para atender toda a provável demanda. “Vamos querer firmar parcerias com entidades, organizações, igrejas e interessados em ajudar a alimentar essas pessoas”, antecipa.
 
A secretária explica que os últimos detalhes sobre a logística de funcionamento do abrigo provisório estão sendo ajustados, mas a previsão é que o local funcione ao longo de todo o inverno, estação que se inicia na próxima segunda-feira e prossegue até 22 de setembro. A “abertura” ocorreria por volta das 21h, com fechamento pela manhã.
 
Comércio do Jahu

Clique aqui para ver outras notícias!