Números de furtos, roubos e acidentes aumentam em Jaú

28/01/2014 - 14:39

 Jaú registrou 1.687 furtos, 211 roubos e 299 furtos e roubos de veículos no ano passado. Os dados, divulgados ontem, são da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo.

Com isso, 2013 é o ano em que mais aconteceram ocorrências desses tipos desde 2001, quando a pasta iniciou a contabilização.

 
Por outro lado, considerando o mesmo período da série histórica, 2013 foi o ano com menor número de homicídios dolosos: dois casos. As planilhas da SSP apontam ainda que, de 2012 para 2013, aumentou o número de mortes no trânsito no Município.

O delegado-assistente da Delegacia Seccional de Jaú Euclides Francisco Salviato Júnior pontua que as motocicletas constituem o alvo preferido dos autores de furto na cidade.

Segundo o delegado assistente, “Os criminosos contam também com a displicência do cidadão, que deixa o carro aberto ou a chave no contato”.


Salviato Júnior explica ainda que a taxa de recuperação de veículos em Jaú chega a quase 50%. Para o delegado assistente, “A maioria dos furtos de motos e carros é para uso, já que não existem muitos desmanches ilegais na região que recepcionam esses automóveis”.

Os números da SSP confirmam a declaração do delegado: 142 veículos foram recuperados em 2013 em Jaú. 


O tenente Sérgio Henrique Murad, comandante interino da 1ª Companhia da Polícia Militar (PM) de Jaú, acrescenta que o número de furtos de veículos e furtos a estabelecimentos comerciais, residências e pessoas tem aumentado porque os autores desses crimes ficam pouco tempo presos.

Segundo o tenente, “Há ainda grande incidência de furtos praticados por menores de idade e nada acontece com eles”.

 

Um número que também cresceu foi o de acidentes automobilísticos com mortes em Jaú de 2012 para 2013.

Conforme estatísticas da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo, no ano passado foram registrados 21 homicídios culposos por acidente de trânsito contra 13 do ano anterior.

Entre as lesões corporais culposas por acidente de trânsito, foram 876 em 2013 e 794 em 2012. 

 

Clique aqui para ver outras notícias!